Segunda, 22 de junho de 2026, 15:58h
Home Saude
Além das campanhas do Outubro Rosa, contra o câncer de mama, e Novembro Azul, contra o câncer de próstata, o município realiza ações do Dezembro Vermelho, contra a Aids.
O objetivo é conscientizar a população sobre uma das doenças que mais matam no mundo, informando sobre sintomas, perigos e formas de contágio e prevenção da Aids, além de combater o olhar preconceituoso sobre os portadores da doença.
No dia 9, junto ao Centro Municipal do Idoso, aconteceu uma palestra com o técnico em enfermagem Samuel Barros. Segundo ele, “por tratar-se de um mês mundial de combate à Aids, foi feita uma roda de conversa, que dá início a um ciclo de palestras que envolvem as questões da terceira idade, as quais acontecerão nos finais de semana, no Centro do Idoso, com assuntos diversos abrindo aos participantes a possibilidade de trazerem novos temas para debate”.
O ciclo de palestras é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social. A subsecretária de Assistência Social, Simone Bertin, informa que, após as atividades do Dezembro Vermelho, as palestras e ações educacionais terão continuidade junto ao Centro do Idoso, abrangendo novos temas como economia familiar, qualidade de vida, saúde, entre outros.
Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a campanha e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu entre artistas de Nova York para lembrar a luta contra a Aids, além de transmitir compreensão, solidariedade e apoio aos portadores do vírus HIV. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988 pelo Ministério da Saúde.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados