Segunda, 22 de junho de 2026, 14:48h
Home Saude
O prefeito Eduardo Leite reinaugurou, na segunda-feira (12), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Leocádia, no Areal, a 14ª requalificação feita por meio do projeto Mão de Obra Prisional no Sistema Único de Saúde (SUS). A UBS é a última a ser reformada pela iniciativa que envolveu 34 apenados do regime semiaberto do Presídio Regional de Pelotas.
Moradores e funcionários da UBS Leocádia que acompanhavam a reinauguração destacaram as melhorias após a reforma. “Era difícil cobrar da população uma boa higiene pessoal quando o local onde eram atendidos era insalubre”, lembrou a enfermeira Nara Leripio. “Agora temos uma unidade de saúde linda e limpa”.
O prédio recebeu pintura interna e externa, revestimento cerâmico em três salas, troca de pisos, reposição e troca de parte da platibanda, novos rebocos, impermeabilização das lajes, conserto e pintura do mobiliário, jardinagem e identificação visual. O investimento total da Prefeitura foi de aproximadamente R$ 22 mil. A estrutura também conta com oito computadores e sistema informatizado.
O projeto
O convênio entre a Prefeitura e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para a utilização da mão de obra de apenados do regime semiaberto do Presídio na manutenção de prédios públicos do Município foi firmado em 19 de agosto de 2015. Desde então, foram requalificadas 13 UBS’s, e um prédio da Secretaria de Saúde (SMS) passa por reforma.
Em janeiro de 2016, a parceria se estendeu à Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), quando um grupo de detentos passou a atuar também na limpeza de valetas. O projeto, de iniciativa da SMS, teve destaque nacional ao receber o 4º lugar no País no Prêmio InovaSUS 2015, promovido pelo Ministério da Saúde.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados