Segunda, 22 de junho de 2026, 09:32h
Home Saude
Encontro reuniu a nova equipe de governo e os membros do conselho do Centro de Saúde
Na segunda-feira (2), o prefeito Rudinei Harter reuniu-se com o conselho do Centro de Saúde São João da Reserva. No encontro, os membros do conselho salientaram a excelente estrutura física do Centro de Saúde, com Pronto Atendimento e equipamentos novos, sendo referência na Zona Sul, com destaque na área de atendimento oftalmológico e de telemedicina. O encontro contou também com a participação do vice-prefeito Tonho Lessa e equipes do Gabinete, Desenvolvimento Social e Habitação e Saúde.
Durante a reunião, a diretoria do hospital, juntamente com seus voluntários, mostrou preocupação com o número de atendimentos que vem sendo reduzido gradativamente, correndo o risco de ter um orçamento menor neste ano. Junto à equipe do novo governo, foram identificadas algumas possibilidades para que o Centro de Saúde possa agregar um maior número de pacientes. A secretária da saúde, Arita Bergmann, parabenizou a entidade pela estrutura e disse que irá estudar as alternativas para contratualização de serviços junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), tornando a unidade também referência em um atendimento laboratorial, já que na cidade há superlotação e falta de vagas para exames. Ela também ressaltou que uma das metas do governo é fazer com que o Centro se torne uma referência de atendimento para pessoas que residem na área rural de São Lourenço do Sul. Um dos objetivos é facilitar a interlocução entre as unidades básicas de saúde e o hospital, através do sistema informatizado de agendamento de consultas e exames.
Rudinei Harter colocou o governo à disposição e disse que, mesmo com a crise econômica enfrentada no momento, fará o possível para que a saúde receba uma atenção especial, e que essa parceria se torne possível, proporcionando ao Centro de Saúde um resultado esperado de atendimentos. O conselho colocou a estrutura das diversas unidades à disposição da administração para contribuir no processo de atendimento à população rural. A secretária adjunta de Desenvolvimento Social e Habitação, Jaqueline Bergmann, ressaltou que há necessidade de implantar o atendimento à população rural nos programas de assistência social, especialmente para os idosos, e a parceria seria muito valiosa para efetivar esse atendimento, especialmente às famílias de maior vulnerabilidade social.
Para dar andamento aos projetos futuros, na próxima segunda-feira (9), haverá uma reunião com os administradores do Centro de Saúde, Aloysio Gularte e Emanuel Bolico, e com a secretária Arita Bergmann e o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Bruno Leitzke, para debater os projetos que podem ser realizados.
O Centro de Saúde
Em 2016, o Centro de Saúde São João da Reserva foi reinaugurado após uma ampla revitalização, que custou R$ 13 milhões em recursos privados, especialmente da John Deere e do Bradesco. Moderno, amplo e com inúmeros atendimentos especializados ampliados, o Centro de Saúde é o único hospital rural do Rio Grande do Sul e um dos poucos no país. Referência no atendimento aos idosos, o Centro ganhou também o Centro de Convivência do Idoso Die Ieck.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados