Domingo, 28 de junho de 2026, 17:21h
Home Variedades
Contrato foi assinado para execução da obra de revitalização do trecho da BR 392 até o pórtico de entrada da UFPel
Foi assinado na segunda-feira (13), entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) e a SBS Engenharia, o contrato de execução da obra de revitalização da BR-392 até o pórtico de entrada do campus da Universidade Federal de Pelotas, via avenida Eliseu Maciel. O documento foi apresentado para autoridades e entidades representativas dos municípios de Capão do Leão e Pelotas na quarta-feira (15), às 10h, no auditório da Embrapa, pelo técnico de Infraestrutura do Dnit, Igor Mota Kruger, que representou o supervisor da unidade local do Dnit, engenheiro Vladimir Casa.
O trecho possui 7 km de extensão e por décadas foi motivo de reclamações dos moradores da região, dos trabalhadores da Embrapa e dos alunos e professores da UFPel, que diariamente se esforçavam para lidar com o problema dos buracos, a falta de sinalização e os constantes desgastes mecânicos ocorridos nos automóveis pela má conservação da estrada.
O primeiro passo para oficializar a federalização foi dado em janeiro de 2014, com aprovação de legislação pelas Câmaras de Vereadores de Capão do Leão e Pelotas, e o aval das prefeituras de ambos os municípios.
O presidente da Embrapa Clima Temperado, Clenio Nailton Pillon, agradeceu a presença de todos e falou sobre a luta dos gestores públicos nesta conquista, da comissão de negociação, e da participação dos deputados federais Paulo Pimenta e Fernando Marroni no apoio dado em Brasília no diálogo com o Dnit. “Isto era um sonho de todos nós. Quantas preocupações existem com esse trecho causador de inúmeros acidentes, muitos deles tirando vidas do nosso convívio”, apontou Pillon. Ele também disse que a Embrapa está comprometida com as instituições e com a sociedade, e que se sente feliz por participar deste processo.
O reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Delpino, disse que graças às instituições somadas e ao esforço da comissão de negociação, que soube conduzir com zelo o processo, hoje é possível comemorar essa conquista. “A UFPel, juntamente com a Embrapa, tem um papel importantíssimo em nossa região, e isto foi reconhecido pelo governo federal.” Delpino também reconheceu a luta dos estudantes pela renovação deste trecho. “Com certeza nossos estudantes terão mais segurança ao virem estudar na UFPel”, disse.
O prefeito, Claudio Vitória, elogiou a comissão de negociação e disse que o município jamais teria condições de arcar com uma obra deste porte, pois são mais de R$ 5 milhões de investimentos. Vitória também agradeceu a todos pelo esforço e dedicação na realização desta obra que dará uma nova cara à avenida Eliseu Maciel.
De acordo com o representante do Dnit, a partir da assinatura do contrato as obras deverão iniciar em seguida. A partir de agora, haverá algumas reuniões entre o Dnit e a SBS Engenharia para definir procedimentos de segurança do local. As obras deverão ser concluídas em um prazo de dois anos.
Participaram da mesa de autoridades o prefeito, Cláudio Vitória, o representante do Dnit, Igor Mota Kruger, a vice-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o reitor da UFPel, Mauro Delpino, o presidente da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, o diretor do Sindicato dos Funcionários da UFPel, Tony Lara Afonso, e o vereador Marco Aurélio, que representou a Câmara de Vereadores de Capão do Leão.
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados