Domingo, 28 de junho de 2026, 11:57h
Home Variedades
Projeto em parceria com Pedal Curticeira, Prefeitura de Pelotas e Sest/Senat irá completar bairros Pestano e Getúlio Vargas
Em Amsterdã, capital holandesa, para 800 mil habitantes existem 800 mil bicicletas e 50% da população faz seus deslocamentos utilizando somente a bike. Já na capital da Dinamarca, Copenhague, 50% dos habitantes usam diariamente a bicicleta e há mais bikes que habitantes, com mais de 400 quilômetros de ciclovias disponíveis. Em São Paulo, a estrutura cicloviária é reforçada com novas ciclovias inauguradas periodicamente. Um avanço que custou, mas chegou à cidade famosa por sua “atmosfera poluente”.
Essas mudanças no exterior e na capital paulista não aconteceram da noite para o dia e não seriam possíveis sem ideias que promovem a mobilidade urbana e os benefícios múltiplos que o uso da bicicleta pode trazer. Em Pelotas, essa realidade mais “orgânica” também está sendo procurada e o lançamento do projeto “Escola no Pedal” é prova disso.
A parceria entre o movimento Pedal Curticeira, Sest/Senat, Prefeitura de Pelotas, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas, Secretaria de Transporte e Trânsito e da Guarda Municipal, e a 5ª Coordenadoria Regional de Educação de Pelotas resultou no lançamento do projeto que criará comboios de bicicleta para estimular alunos do ensino fundamental e médio dos bairros Pestano e Getúlio Vargas a deslocarem-se de maneira segura em bicicletas no trajeto de casa para a escola. O projeto conta também com o apoio das lojas JL Casarin e Nobre bicicletas.
O biólogo, ciclista, educador ambiental e fundador do movimento Pedal Curticeira, Leandro Karam, explica que o projeto - organizado com os apoiadores há dois meses - foi dividido em etapas de ações que estruturam o início dos comboios para as escolas. “Dentro disso, iremos oferecer oficinas de restauro e curso de capacitação de monitores, ambos com certificação e abertos à comunidade. Nas idas à comunidade, apresentamos o projeto e estamos fazendo um questionário para diagnóstico de interesse”. A pesquisa de interesse contempla a primeira etapa do projeto e está sendo aplicada nas escolas E.M.E.F. Frederico Ozanan, E.M.E.F. Francisco Caruccio, E.M.E.F. Santa Irene, E.M.E.F. Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, E.M.E.F. Mário Meneghetti e E.E.E.M. Dr. Amilcar Gigante, instituições de ensino que serão contempladas com os comboios. A escolha dos bairros se deu pelo uso significativo de bikes na região e “por uma questão de prioridades”, procurando diminuir a segregação social entre Centro e bairros.
No contato com as escolas, lideranças e espaços da comunidade, Karam percebe a boa receptividade do projeto. “No retorno de alguns questionários percebemos bastante interesse de participação. É uma ideia atraente e simpática em que eles demonstraram interesse”.
As oficinas de restauro sobre mecânica básica e manutenção acontecerão aos sábados, nos dias 8, 15 e 22 de agosto, com turmas de 20 alunos nos turnos manhã e tarde e 120 vagas ofertadas. O local para as oficinas ainda está sendo definido, mas a possibilidade é que aconteça no Sest/Senat.
Já o curso de capacitação para os monitores que irão acompanhar os comboios terá duração total de 12 horas - 8 horas de conteúdo teórico e 4 horas de prática - durante encontros nos dias 10, 12 e 14 de agosto. Serão 15 vagas disponibilizadas para o curso que abordará os temas “mobilidade sustentável”, “aspectos legais da bicicleta (código de trânsito brasileiro)” e “gestão de riscos”. As inscrições podem ser feitas nas escolas, em pontos estratégicos nos bairros, através do e-mail [email protected] e pelos telefones (53) 8138-8033/8426-3664.
“A ideia é que o projeto se sustente por si só. Nós vamos organizar o que já existe. Vamos dar uma qualificação, organizar o comboio, orientar a comunidade e a ideia é que, nos dias em que não estivermos acompanhando os comboios, eles possam fazer por si”, explica Karam adiantando que o projeto pretende levantar as demandas reais da região e as prioridades na infraestrutura, algo que será encaminhado, através da parceria com a Prefeitura, diretamente aos órgãos responsáveis.
A previsão é que os comboios saiam às ruas nas terças e quintas-feiras, preferencialmente nos turnos manhãs e tarde, a partir do dia 18 de agosto. Karam justifica o projeto pela lógica de mobilidade, autogestão e valorização daquilo que já é uma realidade. “Acredito que, principalmente, a importância se dá por estarmos contribuindo para que a própria comunidade se apodere dessa ideia. Percebo que grande parte dos usuários da bicicleta, em zonas periféricas, nem sempre fazem uso por uma convicção. É importante que eles assimilem a diferença que estão fazendo, o favor social que fazem quando usam a bicicleta. Se a comunidade abraça esse trabalho, ela acaba assumindo um poder que já é dela de fato. Estamos organizando essa autonomia para que exista a política pública de ‘baixo para cima’”, enfatiza.
O lançamento oficial do “Escola no Pedal” acontecerá durante uma Pedalada Inaugural no domingo, dia 16 de agosto, com concentração às 9h30, no Sest/Senat (avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 1206 - Três Vendas) e término do trajeto nos bairros do projeto.
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados