Domingo, 28 de junho de 2026, 06:12h
Home Variedades
Um dos pontos que será monitorado é o principal trevo de acesso à cidade pela BR-392, no início da rua General Osório
A população de Canguçu já pode ver nas ruas o início da instalação dos postes que vão dar suporte a 26 câmeras de segurança. As primeiras estruturas começaram a ser colocadas durante o último final de semana e o serviço continuou na segunda (24) e terça-feira (25). O projeto, iniciado ainda em 2013, conta com investimento de R$ 1 milhão, com recursos do Ministério da Justiça, e visa contribuir com a Brigada Militar (BM) e Polícia Civil para monitorar ações criminosas na cidade e agilizar a captura de suspeitos.
“Após a instalação dos postes, o município aguardará autorização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para fazer a instalação de internet via fibra óptica e ligar as estruturas com a central de videomonitoramento, que ficará em uma sala junto à Brigada Militar”, disse o prefeito Gerson Nunes, em entrevista à Rádio Liberdade AM, na segunda-feira (24). A estimativa é de que sejam necessários 16 km de fibra óptica para deixar o sistema em pleno funcionamento.
Policiais da Reserva da BM serão preparados para o trabalho na sala de videomonitoramento, onde monitores de TV exibirão, em tempo real, durante 24 horas por dia, a movimentação na cidade a partir das imagens capturadas pelas câmeras. A medida é para não provocar a defasagem dos policiais que atuam na rua. De acordo com o chefe do executivo, apenas Pelotas e Rio Grande dispõem do serviço na região. Em Canguçu, a empresa responsável pelo serviço de internet de fibra óptica é a Digital Tech. A previsão de conclusão das instalações é para o final de setembro.
Entenda mais sobre o projeto
Onde ficarão as câmeras
As câmeras ficarão em três pontos de saída da cidade: no trevo principal, no trevo da RS-265, próximo à escola Geraldo Antônio Telesca, e no trevo localizado na Nutrisa. As outras 23 câmeras ficarão espalhadas em diversos pontos da cidade, como as ruas General Osório e General Câmara, na avenida Vinte de Setembro, nas proximidades de escolas com maior circulação de alunos, como a João de Deus Nunes e Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC), no lado externo do Ginásio Municipal Conrado Ernani Bento, entre outros locais.
O Parque Turístico Mirante Nossa Senhora da Conceição também será vigiado. Os critérios foram os locais de grande circulação de pessoas e vias de fuga em casos de crimes.
Características dos equipamentos
16 das 26 câmeras terão capacidade para girar 360º e outras sete serão fixas. Três delas podem ser consideradas uma novidade no Rio Grande do Sul, pois possuem um sensor colocado no asfalto e ligado à câmera. Com este recurso, quando o veículo passa pelo sensor, uma foto das placas é registrada e encaminhada para o sistema de monitoramento. Se o veículo for furtado ou roubado, por exemplo, os órgãos de segurança recebem esta informação em poucos minutos.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados