Domingo, 28 de junho de 2026, 02:16h
Home Variedades
Na terça-feira (8), o município de Jaguarão recebeu uma importante notícia: a publicação, no Diário Oficial da União, do aviso de licitação para a construção da Segunda Ponte Internacional sobre o Rio Jaguarão e a restauração da Ponte Mauá. A informação foi recebida com alegria pelo prefeito, Cláudio Martins, que celebrou a confirmação destas obras que irão ter um grande impacto no município e na região.
De acordo com o prefeito, as obras irão gerar uma grande movimentação na economia local e na oferta de empregos, além de redimensionar o setor transportista. “Com a Segunda Ponte será estabelecida uma nova rota e o transporte pesado para Montevidéu irá passar todo por Jaguarão, o que irá repotencializar o setor transportista, impactando fortemente na economia, tanto de Jaguarão como de Rio Branco”, observa.
Ainda segundo ele, o fluxo de veículos será facilitado, considerando que pela Ponte Mauá será feito apenas o trânsito de veículos leves. “O conjunto destas obras cria uma perspectiva intensa de desenvolvimento e de injeção de recursos e serviços no município por uns dois ou três anos, além do que ela proporcionará depois”, diz.
Em relação ao restauro e a possibilidade de revitalização da orla do rio, Martins ressalta que este tema já foi tratado com o DNIT através do IPHAN e um projeto de revitalização está em fase de conclusão. “Estamos pleiteando que ele seja incluído, posteriormente, no projeto de restauro da Ponte como obra de revitalização. Isso ainda está em fase de negociação, porém é uma tratativa que está bem adiantada no DNIT”, conta.
Em relação a todo o processo de luta, o prefeito faz questão de destacar o apoio recebido do deputado federal Henrique Fontana, que o acompanhou em diversas agendas que trataram do tema. Ele destacou também o encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente Jose “Pepe” Mujica no ano de 2011, em Montevidéu, oportunidade em que o tema da Segunda Ponte esteve em destaque na pauta dos dois países. Na época, a presidente afirmou que “a obra da segunda ponte estava entre os grandes projetos fundamentais para o desenvolvimento da região fronteiriça e que os dois países seguiriam adiante com os grandes projetos de integração física, logística e energética, em um esforço de criar uma sinergia de desenvolvimento entre o norte do Uruguai e o sul do Brasil.” Cláudio Martins esteve presente nesta agenda e, inclusive, conversou com Dilma sobre a obra.
Sobre o edital, o prefeito destaca que a concorrência foi lançada no modelo de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCI) e a abertura das propostas será no dia 7 de outubro. Ele destaca, também, que considerando todos os prazos burocráticos que são acompanhados pelos dois países, a movimentação das obras deve ter início no primeiro semestre de 2016.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados