Domingo, 28 de junho de 2026, 01:05h
Home Variedades
A partir de terça-feira (15), uma parceria entre a Prefeitura, o grupo Pedal Curticeira e Sest/Senat começa a, além de estimular, acompanhar estudantes da zona norte da cidade no percurso até a escola. Os comboios serão realizados, inicialmente, às terças e quintas-feiras.
O trajeto completo será de oito quilômetros passando por áreas residenciais e escolas – Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Mario Meneghetti, Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, Santa Irene, Francisco Caruccio, Frederico Ozanan e Escola Estadual Amilcar Gigante.
A idéia é que ao ser acompanhada a comunidade perceba os benefícios de ir para a escola e o trabalho de bicicleta e, por si mesma, resolva dar continuidade, por ser mais seguro e divertido.
O comboio será formado por integrantes do Pedal Curticeira, agentes de trânsito (em bicicleta), representantes do Sest/Senat e Secretaria de Educação e Desporto (Smed), além de pessoas da comunidade que participaram do processo de formação de monitores, realizada na última semana.
O grupo é aberto à participação de todas as pessoas que se interessem em acompanhar, auxiliar e se beneficiar da organização.
O cronograma previsto é o seguinte (para acompanhar no mapa, utilize os pontos marcados com letras de A a I):
Saída – ponto A – às 6h55 da avenida Fernando Osório, esquina avenida Assis Brasil;
Ponto B – passagem às 7h02 – Vila Francesa;
Ponto C – passagem às 7h08 – EMEF Federico Ozanan
Ponto D – passagem às 7h14 – Condomínio Eldorado/Municipários
Ponto E – passagem às 7h20 – Rua 14
Ponto F – passagem às 7h26 – Rua 13
Ponto G – passagem às 7h32 – Rua 12
Ponto H – passagem às 7h38 – Rua 16/Leopoldo Brod
Ponto I – passagem às 7h45 – EEEM Amílcar Gigante
A expectativa é que a ideia ganhe movimento e a coordenação do projeto possa pensar em estendê-lo para outros bairros e escolas da cidade. De acordo com o coordenador do Pedal Curticeira, Leandro Karam, a região foi escolhida para o piloto por ter um grande número de usuários de bicicleta, cotidianamente. E seguindo em grupos, os ciclistas estarão mais seguros, pois ganharão mais visibilidade entre os motoristas e ainda reduzirão o risco de assaltos.
Redator: Prefeitura de Pelotas
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados