S�bado, 27 de junho de 2026, 19:00h
Home Variedades
Cidade com mais casos é Santo Antônio das Missões, com cinco animais
O número de equinos diagnosticados com mormo subiu para 15 no Rio Grande do Sul. Os novos casos foram confirmados em Pelotas e Camaquã, na segunda-feira (5), totalizando 11 focos da doença.
A cidade com mais casos é Santo Antônio das Missões, com cinco animais.
De acordo com o chefe da divisão de Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura e Pecuária, Marcelo Göcks, 13 propriedades ainda aguardam resultados de exames no Estado. A orientação, após o diagnóstico, é sacrificar o animal.
No entanto, dois proprietários conseguiram liminar na Justiça para impedir a morte do cavalo em Uruguaiana e Alegrete. A Procuradoria Geral do Estado vai recorrer das decisões.
Além desses casos e dos dois novos confirmados, todos os outros equinos já foram sacrificados, segundo a Secretaria.
A doença
O mormo é uma doença infecciosa que acomete os equinos. Não há vacina e nem tratamento para a doença que é causada por bactéria. Ela é transmitida pelo contato com o material infectante, pelas vias aéreas, principalmente por secreções ou por bebedouros ou comedouros.
Redator: Rádio Gaúcha
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados