S�bado, 27 de junho de 2026, 13:47h
Home Variedades
Orla das praias teve danos com vários trechos do calçadão destruídos pelas ondas da Laguna dos Patos
Nesta semana, enquanto equipes da Prefeitura e Defesa Civil trabalhavam novamente para atender os atingidos pelas cheias, ainda eram realizados os levantamentos das perdas da semana passada, causadas por chuvas, vento, granizo e a cheia da Laguna dos Patos e do Arroio São Lourenço. Ainda na semana passada, o prefeito Daniel Raupp assinou o decreto Nº 4.322, que declara situação de emergência em São Lourenço do Sul.
Muitos dados ainda estavam sendo contabilizados para dar subsídio ao decreto que será enviado aos governos estadual e federal para homologação, o que facilita e agiliza a liberação de recursos para reparação dos prejuízos. Caso a situação seja aprovada pelo governo do Estado, seguirá para reconhecimento do governo federal.
O secretário municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, Rodrigo Seefeldt, coordena o levantamento de dados para o decreto e explica que o trabalho ainda estava em andamento. “O decreto é o instrumento legal que legitima as ações realizadas pela administração municipal”, destaca o secretário.
Os estragos da semana passada atingiram praticamente todo o município. Seefeldt diz que uma grande equipe está envolvida trabalhando nas ruas para levantar os dados, mas já se sabe que grandes prejuízos ocorreram no sistema de drenagem da cidade. “Muitas galerias estão apenas saturadas, com muita água e não dão escoamento, mas várias têm estragos, com desmoronamento e terão que ser reconstruídas”, adianta o secretário, citando como exemplo a galeria da esquina do Pérola Tênis Clube, local que teve sérios danos e passou a sofrer com alagamentos. Além disso, há estragos em praticamente toda a malha viária do município.
As áreas mais afetadas foram as margens do Arroio São Lourenço, a estrada para o Camping Municipal e a região dos balneários, devido ao grande volume de chuvas e ventos, ocasionando na elevação do nível da Laguna dos Patos. Essa elevação causou a destruição do calçadão na orla das praias das Ondinas, Nereidas e Barrinha. Seefeldt revela ainda que o decreto incluirá dados na rede elétrica da CEEE, com problemas principalmente na zona rural.
Perdas no interior
O levantamento no interior também está ainda sendo executado, porém alguns dados já são conhecidos. A zona rural sofreu com excesso de chuvas e granizo na semana passada, que causou danos tanto em estruturas agrícolas, como em casas. Lonas e telhas foram distribuídas para as famílias afetadas, porém estes números ainda não foram finalizados.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Rafael Krüger Jorge, diz que os problemas são principalmente em estradas que estão esburacadas e com muitos “borrachudos”, cabeceiras de pontes e bueiros danificados. “Os problemas são generalizados, afetaram o município de ponta a ponta, pois foi muita chuva”, lamenta.
A agricultura também sofreu danos, principalmente na fumicultura. Os dados da unidade local da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) apontam que, pelo menos, 550 produtores foram atingidos. “A quebra é de 15% na produção, somando o sinistro do granizo e as chuvas, mas com certeza será ainda maior a perda, pois o tempo não está deixando as plantas se desenvolverem. No momento, a perda é de 15%”, detalha o coordenador do Sistema de Mutualidade da Afubra de São Lourenço do Sul, Gerber Ehlert.
Já os dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural apontam perdas de 3,33% nas lavouras de milho; 30% no trigo; 20% na produção de leite; 13% no feijão; 50% na fruticultura; e 40% no cultivo de aveia, azevém e pastagens.
Desabrigados retornam às suas residências
*Assessoria de Imprensa
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, fechou na manhã de quarta-feira (21) o abrigo na Comunidade Católica Nossa Senhora da Medianeira. Até o fechamento desta edição, não haviam desabrigados no município. Todas as pessoas que estavam no abrigo já retornaram às suas residências.
Durante a madrugada de terça-feira (20) haviam 29 desabrigados. Durante a tarde, 10 pessoas continuavam no abrigo. No mesmo dia, com a mudança na direção do vento, o Arroio São Lourenço teve mais vazão, reduzindo os alagamentos. O nível de água da Lagoa dos Patos também baixou.
Durante a terça-feira, foram registrados 22,6 mm de precipitação pluviométrica na estação de monitoramento instalada na Ponte do Passo do Candombe, conforme os dados da Defesa Civil. Durante o mês, foram registrados 348 mm de precipitação, sendo que o previsto para o mês era 130 mm.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados