S�bado, 27 de junho de 2026, 13:33h
Home Variedades
São Lourenço do Sul realiza na próxima quinta-feira (29), a 1ª Conferência Municipal sobre Políticas Públicas para as Mulheres, que terá como tema central a luta pela igualdade de gêneros. Aberto a toda a comunidade, o evento inicia às 8h, no Clube Comercial.
O momento será de palestras, painéis e debates, com formação de grupos de trabalho, para debater diferentes temas. A coordenadora municipal da Mulher, Aline Peglow, explica que o evento busca debater mecanismos para fortalecer as políticas públicas para as mulheres: “A Conferência propõe a discussão de estratégias de fortalecimento das políticas para as mulheres e a democratização da participação das mulheres nas diversas esferas institucionais, assim como nos processos de controle das políticas públicas e nas suas múltiplas formas de organização e manifestação”, diz.
A Conferência terá quatro temáticas em debate: Eixo 1 - Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades; Eixo 2 - Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; Eixo 3 - Sistema político com a participação das mulheres e igualdade; Eixo 4 - Sistema nacional de política para mulheres.
“O objetivo principal é que as mulheres exerçam o poder de participação ao partilhar conhecimentos, competências e informações em relação à melhoria das práticas de gestão e representação para que o município consiga propiciar condições de autonomia e de qualidade de vida às mulheres por meio das políticas públicas”, explica Aline, destacando um trabalho que já ocorre a nível local: “Temos no município vários movimentos protagonizados por mulheres como o grupo de mulheres pescadoras, mulheres floristas e mulheres negras. Com a Conferência, buscamos mais igualdade e o encaminhamento para criação de um Conselho Municipal para cuidar dos assuntos dedicados às mulheres”.
O evento será encerrado com a eleição de delegados que representarão São Lourenço do Sul na Conferência Estadual da Mulher que acontecerá durante os dias 7 e 8 de novembro. Logo após, ocorrerá também a Conferência Nacional.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados