S�bado, 27 de junho de 2026, 08:03h
Home Variedades
Belezas naturais que tanto encantam os turistas devem mais uma vez atrair muita gente para São Lourenço do Sul
As belezas naturais que tanto encantam os turistas devem mais uma vez atrair muita gente para São Lourenço do Sul durante a temporada de veraneio. Quem trabalha com a recepção aos visitantes diz que ainda é cedo para prever como será a temporada, mas o otimismo é grande, já que a procura pela rede hoteleira e imobiliárias começou a se intensificar nos últimos dias.
Enquanto aumenta a procura dos turistas, a Administração Municipal intensifica a preparação, principalmente da infraestrutura, para receber os visitantes. Na semana passada, a Secretaria de Obras e Urbanismo começou a recuperação da orla da Laguna dos Patos, que sofreu vários danos com as cheias de outubro que causaram alagamentos nos balneários e danos no calçamento, com grande quantidade de vegetação e sujeira se acumulando nas praias lourencianas.
A zona urbana do município teve prejuízos de cerca de R$ 2 milhões em estragos na região das praias e do Rio São Lourenço. Porém, isso não impedirá que os turistas aproveitem o melhor que a cidade tem a oferecer a partir de meados de dezembro, quando será aberta a temporada de veraneio. “Nossas equipes estão trabalhando muito, principalmente nas praias e no camping e com certeza estará tudo perfeito para recebe-los”, garante a secretária adjunta do Turismo, Dóris Klasen.
Para garantir as melhorias, a qualidade e a rapidez do serviço nas praias, o setor de Manutenção e a Oficina da Prefeitura, adaptaram um equipamento para auxiliar na limpeza. A peça se constitui em um rastilho coletor colocado junto ao trator. Com a adaptação, o trabalho se torna mais eficiente na retirada dos materiais orgânicos que ficaram sobre a areia. Outra equipe realiza a varredura pelo local para retirada dos materiais orgânicos que ficaram sobre a via. O secretário de Obras e Urbanismo, Amilton Neutzling explica que em virtude das fortes chuvas que incidiram sobre o município e da chegada do período de veraneio que se aproxima, a SMOU tem buscado qualificar ainda mais o serviço prestado a comunidade lourenciana. A revitalização da orla segue ainda nos próximos dias.
Como de costume, a expectativa é de que seja grande a movimentação na cidade durante a temporada. Dóris comenta que o ano é atípico, com a temporada mais curta em função do Carnaval no início de fevereiro, o que gera alguma dúvida sobre projeções de visitantes, além do momento econômico que o país atravessa. “Apesar disso, nossa expectativa é muito boa, sempre muito positiva. Estamos preparando tudo para receber nossos turistas e sabemos que São Lourenço é consolidado como destino turístico, nos deixando sempre otimistas”, diz a secretária.
Procura por hospedagem começa a intensificar
Quem trabalha diretamente na recepção do turista, ainda não tem a certeza de que a temporada será tão boa quanto a passada que foi a mais movimentada da história. Ainda assim, é boa a expectativa para a geração de renda ao município em mais um verão. “A procura está um pouco mais devagar em relação ao ano passado, quando nesta época já tinha lotação total para o fim de ano, por exemplo”, comenta Silvino Hübner, administrador das Cabanas Recanto da Lagoa. Pela sua experiência de uma vida dedicada a recepção dos turistas, o clima não está ajudando. “A hora que abrir sol, começam as reservas”, prevê ele, lembrando que em pleno novembro, ainda se usa jaqueta. Ele ainda revela que, o tempo um pouco melhor no final se semana passado já bastou para que 15 cabanas ficassem ocupadas. “Não adianta, o tempo tem que firmar para a procura se intensificar”, avalia.
Ainda assim, a expectativa é boa, principalmente porque o turismo em São Lourenço do Sul está consolidado e a previsão é mesmo de lotação total da rede hoteleira, principalmente nas principais datas, como fim de ano e Carnaval, além do Moto Lagoa. O atraso na procura dos turistas deve ser também um reflexo da crise enfrentada pelo país, mas o momento pode ser justamente favorável ao turismo em São Lourenço, já que a previsão é de que as pessoas viagem para destinos próximos, aumentando a visita de moradores da região às praias lourencianas. “A temporada será com certeza muito boa, o pessoal só está deixando para a última hora”, confia Hübner.
A opinião de Susi Neutzling, da Imobiliária Toni Neutzling é semelhante. Ela também sente uma demora maior nas reservas de casas para a temporada, mas prevê as principais datas de lotação completa. “Das 260 casas que ofertamos para a temporada, 85% já estão reservadas para fim de ano, Carnaval e Moto Lagoa. Existe a crise, mas o pessoal vem, gosta de passear e se prepara para isso. Nós temos uma grande expectativa, estamos satisfeitos porque sentimos que será lotação total nestas datas, e um verão de muito movimento de uma forma geral. As temporadas são cada vez melhores”, detalha a empresária, revelando que o trabalho é intenso com plantões aos finais de semana já que a procura está se intensificando. “Estamos todos trabalhando, para melhorar a praia, para receber os visitantes e com certeza será mais uma grande temporada”, finaliza a Susi.
Opções aos visitantes
A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio prepara uma grande programação de atividades para a temporada, em parceria com outras secretarias e coordenadorias municipais. Todo o calendário ainda está em elaboração, mas Dóris Klasen adianta que no dia 15 de dezembro será aberta a Casa do Turista, na entrada da cidade e que outra será instalada na praia, ainda em local em estudo. Também em meados de dezembro será aberta oficialmente a temporada. O Camping, que está passando por melhorias e reparos será aberto aos visitantes no final de dezembro.
A programação dos tradicionais shows de verão começa na virada do ano. Às 22h do dia 31 de dezembro ocorre o show de abertura seguido pelo show de fogos que dá as boas-vindas ao ano novo. Os shows seguem aos finais de semana no Largo Laura Abreu até o dia 21 de fevereiro. O local será palco também para a escolha da corte do Carnaval, no dia 10 de janeiro.
O veraneio terá também a Cavalgada Cultural da Costa Doce que fica na cidade entre os dias 21 e 23 de janeiro, a Casa de Verão do Sesc, com opções e esporte, lazer e cultura, o Campeonato Praiano de Futebol, vários esportes náuticos, os passeios de barco pela Laguna, entre outras opções ainda em elaboração. Já o tradicional Carnaval terá a abertura oficial no dia 6 de fevereiro, com programação até o dia 9, com escolas de samba, trio elétrico, blocos, carros humorísticos e dos clubes sociais, além de bailes. Antes, já em janeiro, os clubes realizam os bailes de grito de Carnaval, animando ainda mais o verão lourenciano.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados