S�bado, 27 de junho de 2026, 05:15h
Home Variedades
Com a proximidade da chegada do veraneio, o balneário e o camping municipal estão recebendo uma grande revitalização. A ideia é deixar os locais prontos para receber munícipes e visitantes durante o verão 2015/2016.
O poder Público mobilizou várias secretarias para fazer um mutirão e dar condições aos locais, que se tornam points de diversão e lazer para aqueles que permanecem no município. Desde a semana passada, inúmeras melhorias vêm sendo feitas tanto no balneário, quanto no camping.
O balneário Carlos Carvalho, popularmente conhecido como "Passo da Vila", não apresentava condições de balneabilidade há quase dois anos. A situação foi resultado de uma ação ajuizada pelo Ministério Público por crimes ambientais, que impediu a extração da areia que se acumulou na barragem.
Agora, com a liberação ambiental obtida pela Prefeitura, servidores já aguardam o término do escoamento da água para dar início ao desassoreamento do Passo. A ação deve durar em média três dias e a areia retirada será movida para as encostas da barragem e quadra de vôlei de praia.
"Foi uma luta penosa, mas conseguimos a liberação ambiental para a extração de areia por mais quatro anos. Esse é um dos únicos balneários que não tem cobrança para os visitantes, então pedimos que a população utilize e nos ajude a cuidar", frisou o secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Diego Espíndola.
O gestor mencionou, ainda, que será realizada a limpeza do camping e refeita a rede de iluminação. Posteriormente, a extensão não asfaltada da avenida 6 de Julho receberá um trabalho de manutenção e colocação de material, melhorando o acesso aos points do verão piratiniense.
Camping e o vandalismo
Um lugar com banheiros, churrasqueiras e tranquilidade. Este é o camping municipal. Porém, bem diz o ditado: "santo de casa não faz milagre". Muitas pessoas preferem viajar para lugares distantes, tendo mais próximas do que imaginam um local de beleza ímpar na sua própria cidade.
Pior ainda são os registros de vandalismo e furtos sofridos no camping. Vidros quebrados, enfeites destruídos e o arrombamento do quiosque para o furto de fios de cobre. Essa é a triste realidade vivenciada pelo camping, que novamente recebe melhorias custeadas pelos tributos pagos pela população.
"Ratificamos. O camping é de todos, então todos devemos cuidá-lo. Gastamos com mão de obra e material, sendo que esse dinheiro poderia ser destinado de uma melhor forma, se não houvesse a depredação e dano ao patrimônio público", apelou o secretário.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados