S�bado, 27 de junho de 2026, 03:09h
Home Variedades
Iniciativa também vale para os integrantes da reserva do Exército Brasileiro que tenham se afastado do serviço militar ativo no período de 1° de dezembro de 2010 a 30 de novembro deste ano
A Junta de Serviço Militar de Canguçu convoca os reservistas para se apresentarem ao Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR 2015). A iniciativa também vale para os integrantes da reserva do Exército Brasileiro que tenham se afastado do serviço militar ativo no período de 1° de dezembro de 2010 a 30 de novembro deste ano.
Estão sendo convocados os homens que se enquadrem como oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada; oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente; oficiais e praças temporários licenciados; aspirantes-a-oficial R/2 e oficiais R/2 concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR); portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação classificados em “Situação Especial”; e reservistas de 1ª e 2ª Categorias licenciados.
O convocado poderá optar pela apresentação na modalidade presencial, no período de 9 a 16 de dezembro, na Secretaria da Junta de Serviço Militar. O endereço é rua Rua Júlio de Castilhos, 1.003, e o funcionamento é das 8h às 14h. Já, pela internet, o procedimento pode ser feito no site www.exarnet.eb.mil.br. O telefone para mais informações é (53) 3252-4199.
Quem se apresentar fora do período de 1º de dezembro de 2015 a 31 de janeiro de 2016, sofrerá multa conforme previsto na Lei de Serviço Militar, à ser cobrada quando da apresentação presencial.
Os oficiais e praças da reserva remunerada que tenham se apresentado em seus órgãos pagadores e/ou Seção de Inativos e Pensionistas no atual ano serão considerados apresentados, também, no EXAR 2015.
Oque é o EXAR?
O Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) é realizado anualmente, e tem como principais finalidades: praticar o mecanismo de convocação; avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização; atualizar dados; cultivar o espírito cívico dos integrantes da Reserva; e consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da Ativa e da Reserva.
Constitui prova de estar o reservista em dia com suas obrigações militares o Certificado de Reservista, no qual deverão estar devidamente anotadas as apresentações anuais obrigatórias nos EXAR.
Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano num Quartel das Forças Armadas, ou Junta de Serviço Militar, bastando estar com o Certificado de Reservista. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma pequena multa federal.
Se o cidadão estiver em trânsito ou mudou de endereço para outra localidade, deve se apresentar em qualquer Quartel, Junta de Serviço Militar ou, estando no exterior, em Repartição Consular.
Fonte: Canguçu Online
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados