Sexta, 26 de junho de 2026, 22:57h
Home Variedades
O Departamento de Meio Ambiente de Morro Redondo, com o apoio da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), realizou a audiência pública de apresentação da conclusão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, no dia 14 de dezembro, no prédio da Câmara de Vereadores.
Participaram da audiência o prefeito Rui Brizolara, o vice-prefeito Diocélio Jaeckel, os vereadores Anderson Güths, Angélica Milech, Cláudio Silva, Davi Schiavon e Zelodir Novack, o representante da Emater local, Evaldo Voss, membros da equipe técnica da Azonasul e responsáveis pelo trabalho nos municípios da região.
Também estiveram presentes o secretário executivo dos municípios, Henrique Feijó, a química ambiental e coordenadora do grupo, Natali dos Santos, e o engenheiro agrônomo Jorge da Rosa.
Segundo Feijó, a audiência visou destacar que o município é um dos primeiros a concluir o Plano dentro do período de um ano, por já efetuar há anos a coleta seletiva (orgânica e inorgânica), dar um correto destino ao lixo e ter uma equipe dedicada e responsável por todo o planejamento. A equipe é coordenada por Natali, que também coordena outros 11 municípios da região.
Natali detalhou o Plano, explicando o que o município se compromete a fazer durante os próximos 20 anos. Existem ações de forma imediata no prazo de 1 ano, de curto prazo (1 a 4 anos), médio prazo (4 a 8) e longo prazo (8 a 20). Conforme o Plano, todos os estabelecimentos comerciais e industriais deverão ter o seu plano de gerenciamento de resíduos sólidos já em 2016. Após o uso de produtos como pneus, lâmpadas, pilhas, eletrônicos, dentre outros, o consumidor terá o direito de levar o produto ao estabelecimento que lhe vendeu para que o comerciante faça o descarte adequado.
Em 2016, será realizada uma reunião para debater o tema e para discutir a taxa pela coleta do lixo. Conforme o Tribunal de Contas, o valor gasto com este serviço terá que ser dividido entre todos em cada município, tanto da zona rural como da urbana. Ano a ano, deverão ser feitas campanhas de educação ambiental nas escolas, com visitas às residências, orientando as pessoas a separarem o lixo adequadamente e instruindo sobre o descarte de outros objetos que não são recolhidos na coleta seletiva normal.
Também no mesmo ano, será tratada a construção de um aterro sanitário regional pelos municípios interessados, através de ações consorciadas. Para isto, será definido um local que passará pela fase de estudo de impacto ambiental e, para referência, três áreas regionais deverão constar na relação. Cada tipo de resíduo aparece na tabela, conforme o seu tipo de classificação, indicando de quem é a responsabilidade de receber e dar o destino correto.
Natali enfatizou que, futuramente, o Plano estará à disposição da comunidade no site da Prefeitura. Neste momento, ele será formatado para ser enviado ao prefeito, que o enviará para a aprovação da Câmara. Por fim, no próximo ano, será criada uma comissão responsável por acompanhar e monitorar o Plano no município. A comissão se reunirá com frequência para verificar se aquilo que consta no Plano está sendo cumprido, inclusive fiscalizando as vias e os locais públicos, onde o lixo é jogado de forma inapropriada.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados