Sexta, 26 de junho de 2026, 17:36h
Home Variedades
A Prefeitura de Piratini promulgou no dia 31 de dezembro o decreto de n° 280, que estabelece normas para a colocação de entulho na área central do município e dá outras providências relacionadas à coleta de resíduos urbanos.
Conforme a justificativa do documento, a decisão teve por base “o considerável acúmulo desordenado de lixo” no município, tendo por finalidade a “preservação da saúde pública, bem como a conservação de praças e canteiros”.
No Art. 1°, o decreto estabelece a retirada de lixeiras dos canteiros centrais das avenidas 6 de Julho, Maurício Cardoso e Gomes Jardim, assim como das ruas Osvaldo Aranha e Heitor Sória.
Já o Art. 2°, assinala a proibição de colocar entulhos e resíduos vegetais de limpeza e poda de jardins em via pública sem a prévia autorização da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos. Quem desobedecer a esse artigo fica sujeito à multa prevista no Código de Postura de Piratini. A instalação de lixeira caberá ao proprietário do imóvel, no limite do seu passeio fronteiriço.
Situação de coleta de lixo continua caótica
Mesmo com um caminhão e uma caçamba na coleta de resíduos, a situação da coleta de lixo continua caótica em algumas localidades da cidade. As reclamações partem dos moradores, principalmente através das redes sociais e evidenciam o descaso do poder público com o problema. O secretário de Urbanismo e Serviços Públicos, Isnaldo Rickes, afirma que um dos caminhões deve retornar da oficina e reforçar a frota para este fim. Até lá, uma camionete também auxilia no recolhimento de resíduos que ficam embaixo das lixeiras.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados