Quinta, 25 de junho de 2026, 17:24h
Home Variedades
Depois de quase três anos de tramitação na Câmara Municipal de Vereadores, a renovação de contrato com a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) foi aprovada na sessão ordinária do dia 21. O novo convênio é válido por 30 anos.
A estatal pretende implantar um sistema de esgotamento sanitário no município. Atualmente, a empresa detém apenas a concessão do abastecimento de água. Dentre as propostas do novo contrato está a construção da barragem do Arroio Pantanoso, que será dividida em etapas - projeto, licenciamento, captação de recursos e execução -, e tem o prazo de oito anos para a conclusão.
Com as emendas apresentadas pelos vereadores, a CORSAN fica responsável por disponibilizar uma equipe fixa de manutenção no município, composta pelo conjunto de retroescavadeira, caminhão, operadores e equipe de repavimentação. A cada 12 meses, pelo menos 20% das redes precárias deverão ser substituídas, conforme as prioridades apontadas pelo município até o mês de novembro de cada ano.
A Prefeitura de Canguçu foi autorizada a conceder subsídio de 30% ao serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A porcentagem é decorrente dos valores oriundos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada (FMGC).
Votos favoráveis à renovação:
- Professor Fininho (PSDB)
- Rodnei Jacondino (PSDB)
- Roda (PT)
- Vinicius Pegoraro (PMDB)
- Gilberto Degar (PMDB)
- Aparício (PMDB)
- Neviton Nornberg (PDT)
- João Durão (PRB)
Abstenção:
- Marcelo Maron (PTB), que representou Wendel Vilela
Votos contrários à renovação:
- Arion Braga (PP)
- César Madrid (PP)
- Cristiano Aguiar (PP)
- Rubinho Vargas (PP)
- Bigico (PP)
- César Silva (PSB)
*Com informações da Câmara de Vereadores de Canguçu
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados