Quinta, 25 de junho de 2026, 14:41h
Home Variedades
Na terça-feira (12), o prefeito Daniel Raupp e a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Andréa Citrini, protocolaram, junto à Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), um ofício solicitando a batimetria do Arroio São Lourenço, no trecho entre a foz e a captação de água da Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan).
A batimetria é utilizada em estudos de travessias, barragens, rios e lagos. O método permite que se obtenham mapas de profundidade e perfis batimétricos de áreas submersas.
Na ocasião, eles foram recebidos pelo diretor de portos, Cláudio José das Neves; chefe da divisão do Porto de Pelotas, Cláudio Oliveira; chefe da divisão de dragagem e balizamento, Eduardo Alves; e pelo responsável pelo Porto de Porto Alegre, Bruno Almeida. A iniciativa integra um trabalho da Prefeitura na área de proteção e resposta em defesa civil.
Na última passada, profissionais do Centro das Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estiveram na cidade fazendo um levantamento com drone do Arroio, com a ideia de criar bacias de captação de água ao longo do rio.
O Arroio São Lourenço voltou a ser tema de debates na comunidade após o feriadão de Páscoa, quando a comunidade ficou assustada com a possibilidade de cheia, relembrando o trauma da enxurrada de 2011, que atingiu 20 pessoas e vitimou sete. Na Câmara Municipal de Vereadores, os legisladores vêm fazendo diversas críticas à administração municipal pela demora em tomar uma atitude cinco anos após a tragédia.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados