Quinta, 25 de junho de 2026, 11:29h
Home Variedades
Representantes dos órgãos de segurança e da administração municipal se colocaram à disposição dos estudantes
Jovens foram hostilizadas, agredidas e perseguidas por conta de seus posicionamentos políticos
O prefeito Cláudio Martins recebeu na manhã de terça-feira (19) as estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Suanne Carvalho e Carolina Schiffner, que, juntamente com um amigo, foram hostilizadas, agredidas e perseguidas entre a noite de domingo (17) e a madrugada de segunda-feira (18). A situação ocorreu quando as jovens estavam em um bar no Centro da cidade com camisetas que demonstravam posicionamento contrário ao impeachment.
Durante a reunião, além do prefeito e das estudantes, também estiveram presentes a diretora da Unipampa - Jaguarão, Ana Cristina Rodrigues; o coordenador acadêmico, Rafael Campos; o comandante da Brigada Militar, Capitão Garcia; a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Roseli Calvetti; e a delegada de Polícia Civil, Juliana Ribeiro. Na oportunidade, todos os presentes demonstraram apoio às estudantes.
Segundo Martins, assim que teve conhecimento do fato, que resultou em agressão física, crime contra o patrimônio e ameaças, ele entrou em contato com o Comando da Brigada Militar para garantir medidas de segurança, e também com familiares dos estudantes a fim de demonstrar apoio e afirmar que o município repudia essa violência contra as estudantes e está à disposição para acolher e apoiar as jovens no que for necessário.
“Não podemos admitir esse tipo de situação e essa violência covarde. Sabemos da importância dos estudantes da Unipampa, que movimentam a cultura e a economia da cidade. Este foi um caso isolado e felizmente as estudantes nos contaram que muitas pessoas da nossa comunidade estão sendo solidárias com elas. Acolhemos estes estudantes, pois não podemos admitir que vivam com medo. Todos têm direito de expressar suas opiniões e seus posicionamentos políticos. Defendemos a democracia e o direito de ir e vir de todos, independente de suas ideologias”, destacou Martins.
Ainda conforme o prefeito, ele recebeu um telefonema da Assembleia Legislativa, no sentido de encaminhar o assunto à Comissão dos Direitos Humanos e à Ouvidoria do Ministério Público Estadual, tendo em vista que o assunto já tomou repercussão em todo o Estado.
Em sua fala o Capitão Garcia ressaltou que a Brigada Militar não faz tratamento diferenciado e afirmou que está à disposição para garantir o direito das estudantes que foram vítimas da violência, bem como dos demais estudantes da Universidade que muitas vezes são alvos de preconceito. “Independente de vocês serem de outras cidades, nós estamos aqui para garantir o direito de vocês, o direito de usarem a camiseta que quiserem, de se expressarem e defenderem o que acreditam”, disse.
Roseli Calvetti destacou que o assunto esteve em pauta na sessão de terça-feira (19) e que também repudia a violência cometida contra os jovens.
A delegada Juliana Ribeiro está dando início às investigações para identificar os responsáveis pelo crime. As vítimas já foram ouvidas e também serão acessadas as imagens de câmeras de segurança, que podem auxiliar a identificação.
A diretora do Campus, Ana Cristina Rodrigues, destacou a importância do acolhimento, já que os alunos não têm familiares na cidade.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados