Quinta, 25 de junho de 2026, 10:11h
Home Variedades
Na segunda-feira (25), o Arroio Grande transbordou, deixando a comunidade apreensiva
Um levantamento está sendo feito para decretar situação de emergência com perdas no campo
As fortes chuvas que atingiram a Região Sul no final de semana provocaram o transbordamento do Arroio Grande, em Turuçu. O nível da água chegou ao pátio de muitas casas na área conhecida como “Coréia”, deixando os moradores em alerta na tarde de segunda-feira (25).
Ainda pela madrugada, durante a forte chuva, a Defesa Civil e a Prefeitura retiraram cinco famílias da Vila do Pisca, onde uma grande quantidade de água desceu dos campos e não teve vazão nas galerias da BR-116. No local, galerias foram construídas de forma transversal, motivando vários pedidos de mudança pelas autoridades de Turuçu, o que ainda não foi atendido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
As famílias voltaram para as suas casas ainda no mesmo dia para a limpeza de seus bens, mas seguem cobrando que o DNIT modifique as galerias que fazem com que situações como esta se repitam.
Com a cheia do Arroio Grande, Prefeitura e Defesa Civil monitoraram a situação, com equipes de prontidão, caso o nível seguisse subindo. “Estamos atentos, monitorando junto com os moradores. Registramos quase 200 mm de chuvas durante o fim de semana, é muita água”, lamenta o prefeito Ivan Scherdien, que esteve com os moradores das áreas de risco.
Os próprios moradores contam que há pelo menos 16 anos não houve uma elevação como essa no Arroio Grande. Ainda assim, a água não atingiu o interior das residências, apenas pátios e construções mais baixas, como galpões e garagens. No início da noite, o nível começou a baixar, aliviando os moradores que estavam monitorando a água nas proximidades das casas.
Situação de emergência
Turuçu está sofrendo sérios problemas com as chuvas, especialmente na zona rural. Os mais sérios são perdas nas lavouras, muitas com destruição total. O prefeito Ivan Scherdien e a Defesa Civil, com o apoio de entidades, estão levantando os números, com o objetivo de decretar situação de emergência nos próximos dias.
Na semana passada, Scherdien participou de um encontro na Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, quando os problemas foram apresentados. Os prefeitos pretendem apresentar um levantamento ao governador José Ivo Sartori e ao Ministério da Agricultura.
“A situação é mesmo preocupante. Estamos juntando as informações e fechando o levantamento para dimensionarmos o tamanho das perdas. Precisamos decretar a situação de emergência em Turuçu, pois há lavouras totalmente destruídas”, lamenta o prefeito, lembrando que os problemas começaram já no plantio das culturas de verão, com excesso de chuvas, o que perdurou por todo o verão e piorou agora, na época de colheita. Os levantamentos estão sendo feitos também na malha viária da zona rural de Turuçu, com sérios estragos causados pelas chuvas.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados