Quinta, 25 de junho de 2026, 09:17h
Home Variedades
Jaguarão decretou, no início da semana, situação de emergência em virtude das sucessivas chuvas que nos últimos 30 dias totalizaram mais de 500 mm. Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Luiz Cláudio Xavier, a Prefeitura ainda está realizando o levantamento de dados para encaminhar informações detalhadas da situação à Defesa Civil do Estado.
Conforme o relato do coordenador, a elevação do Rio Jaguarão chegou a 4,7 metros, cerca de três metros acima do seu nível normal. Na manhã de quarta-feira (27), já foi possível perceber uma diferença no nível: a última medição feita registrou 2,5 metros acima do nível normal.
Sobre a situação das últimas semanas, Xavier destaca que a Prefeitura realizou um grande trabalho de monitoramento, inclusive na madrugada. Ele conta que, com o aumento do nível do Rio, uma família ficou desalojada e duas famílias desabrigadas, as quais ainda se encontram nas dependências do Ginásio Integração. “Em todo este processo de monitoramento tivemos um apoio forte da Cooperativa Aliança de Economia Solidária e Prestadora de Serviços [Cooadesps], que transportou as famílias, bem como da Secretaria de Serviços Urbanos, que fez diversas ações de drenagem para barrar os alagamentos, e também da Secretaria de Desenvolvimento Social, que assessorou com o trabalho das assistentes sociais”, disse.
Segundo as informações da Prefeitura, as chuvas causaram vários impactos negativos na zona rural. Mais de 1.000 km de estradas municipais sofreram grandes danos, o que impossibilitou o escoamento da safra agrícola, o transporte de cerca de 450 alunos da rede municipal e estadual, além de transtornos no deslocamento de famílias de produtores rurais do campo para a cidade. As perdas nas lavouras, especialmente nas de soja, somam cerca de R$ 30 milhões.
Já na cidade, foram registrados diversos pontos de alagamento, principalmente nas regiões ribeirinhas da Vila dos Pescadores e Vencato, assim como nos bairros Germano, Pindorama, Indianópolis e Sagrada Família. Várias ruas, especialmente as não pavimentadas, também tiveram grandes danos. Com a trégua da chuva na manhã de segunda-feira (25), equipes da Secretaria de Serviços Urbanos trabalharam na recuperação destes trechos.
Reunião em Porto Alegre
O prefeito Cláudio Martins participou na manhã de segunda-feira (25) de uma reunião com o secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, em Porto Alegre.
As pautas foram sobre as consequências das chuvas para o setor primário. Dentre os presentes, estavam as instituições financeiras, prefeitos de nove municípios e o deputado Zé Nunes.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados