Quinta, 25 de junho de 2026, 00:49h
Home Variedades
Empresas estão vendendo passagens em guichês improvisados desde o dia 20 de maio
A indefinição sobre a venda de passagens na rodoviária de São Lourenço do Sul continua. Desde o dia 20 de maio as empresas Frederes, Santa Silvana e Pérola do Sul estão comercializando os bilhetes em guichês improvisados, em função de decisão judicial sobre a licitação para a prestação de serviços. Os problemas começaram quando o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) impediu a empresa Irmãs Brauner de manter o serviço, orientando as empresas a venderem os bilhetes diretamente aos passageiros, alegando a necessidade da entrada da Rodoviária de Pedro Osório no terminal para realizar este serviço.
Em 2013, foi realizada uma licitação para a concessão do serviço de vendas de passagens no terminal de São Lourenço Sul, vencida pela empresa Irmãs Brauner e Cia. Ltda., que já realizava o serviço. Porém, a empresa Rodoviária de Pedro Osório entrou com recurso e venceu, motivando dois outros recursos pela empresa que já realiza o serviço. A questão entrou na esfera judicial, que deu ganho de causa ao Daer, para a saída da empresa do terminal no dia 20 de maio. O Daer, então, pediu a saída e fez a orientação para as empresas de transporte fazerem a venda até a instalação da nova empresa. No entanto, um dia antes, a Justiça aceitou um recurso da Irmãs Brauner, decidindo que o Daer deve fazer uma nova licitação.
A empresa Irmãs Brauner manteria então os serviços até a nova licitação, porém aguarda o Daer ser notificado da decisão judicial. “Nós estamos aguardando o Daer nos orientar a voltar a prestar o serviço, mas até agora não houve qualquer contato”, diz a sócia da empresa Irmãs Brauner, Natália Lobato. Administrador do Terminal Rodoviário (de responsabilidade da Prefeitura), Pablo Machin diz não saber se o Departamento já foi notificado, acreditando que não, pois ainda não houve orientação para a Irmãs Brauner voltar a prestar os serviços, pelo menos até uma nova licitação.
Machin explica que a venda das passagens não é de responsabilidade do município, a Prefeitura apenas administra a Rodoviária, e que a concessão para a venda dos bilhetes para outros municípios é de responsabilidade do Daer. “Não sabemos se o Daer vai recorrer a outras instâncias”, diz ele, destacando que os ônibus seguem partindo normalmente. A diferença é que os passageiros devem comprar as passagens diretamente nos guichês montados pelas empresas. “Quando dá muito movimento, para não ter atraso nas partidas, os passageiros estão podendo comprar os bilhetes com os cobradores já dentro do veículo”, conta.
Assim como as pessoas que utilizam o serviço, Machin também se diz desconfortável pelas incertezas e as dúvidas que isso vem gerando entre os usuários, mas faz questão de deixar claro que o transporte segue normalmente. “Há também um prejuízo ao município, pois a empresa que presta o serviço paga por isso. Sem fazer o serviço não paga”.
Serviço municipal segue normal
Se a concessão para as passagens intermunicipais é feita pelo Daer, a concessão municipal é de responsabilidade do município. Este serviço segue sendo feito normalmente pela empresa Irmãs Brauner nos guichês da rodoviária.
Machin acredita que, em caso de outra empresa passar a fazer o serviço intermunicipal, serão então duas nos terminais de vendas, uma para as passagens municipais (para o interior) e outra para as interestaduais, já que a Irmãs Brauner tem a concessão municipal.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados