Quarta, 24 de junho de 2026, 18:17h




Galerias

Especiais

Jornal Tradição

II Caderno Especial Fenadoce 2019 2019/06

Receitas

Tabule

Assine


Home Variedades

Variedades

17-06-2016

Frota do transporte coletivo pelotense recebe 110 ônibus novos


Foto: JTR TR Legenda: Administração municipal, secretários, diretores, assessores especiais, empresários, fornecedores, vereadores e comunidade estiveram presentes na apresentação da nova frota

O prefeito Eduardo Leite e a vice Paula Mascarenhas, secretários, diretores, assessores especiais, empresários, fornecedores, vereadores e a comunidade comemoraram, na manhã de quinta-feira (16), junto à praça Domingos Rodrigues, no Porto de Pelotas, a apresentação dos novos ônibus que incrementarão, a partir do dia 31 de julho, a frota do transporte coletivo urbano. A banda do 4º Batalhão de Polícia Militar abrilhantou o evento.


72 ônibus novos foram estacionados lado a lado no prosseguimento da rua Conde de Porto Alegre, junto aos armazéns do Porto, como amostragem dos 110 que já chegaram às garagens das empresas do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP). Eles têm carrocerias de procedência das marcas Comil, Marcopolo e Mascarelo, e os chassis Volvo, Mercedes, Agrale, Man e Iveco. Diretores e representantes desses fabricantes prestigiaram o evento de apresentação.



O prefeito Eduardo Leite resumiu as ações que diferenciam essa gestão das que a antecederam, exemplificando com as áreas da educação, da saúde, da infraestrutura e da pavimentação. “Só este governo fez a licitação do transporte coletivo. Só este governo viabilizou a chegada de 110 novos ônibus para servir os usuários. Este governo fez o que outros não fizeram, pelo compromisso com a transparência”.


O prefeito enfatizou também que a licitação foi ganha por empresários locais “por seus próprios méritos, pela disposição de investir na própria cidade. Todos nós, pelotenses, ganhamos com isso. Foi uma conquista coletiva, resultado de seriedade”.


Para acompanhar o desenvolvimento dos serviços de transporte coletivo, priorizando a mobilidade urbana, o governo atua em diversas frentes, como na construção de corredores exclusivos para ônibus (em andamento na rua General Osório e, em breve, na Marechal Deodoro), na fiscalização, na garantia de tecnologia, sob controle do usuário, para que dela se beneficie, identificando horários e itinerários, na aquisição e implantação de 200 novos abrigos. “Foi uma série de investimentos que avalizam o salto de qualidade.”


Manifestações


O responsável pelo CTCP, advogado Enoc Guimarães, em nome dos empresários do setor, afirmou que a apresentação dos novos ônibus “é um grande momento para a história de Pelotas. Esta entrega simbólica é fruto da união de forças e a demonstração da coragem da prefeitura em construir o processo de licitação. Os avanços permitem aos empresários os investimentos, os financiamentos. Os fornecedores são parceiros, confiam nas empresas, das quais há, aqui, representantes de terceira geração”.


O presidente da Volvo, Fabiano Todeschini, disse que o sonho da fabricante é uma mobilidade urbana melhor e que, nesse sentido, Pelotas se destaca de outros municípios do país. “O usuário é o mais importante. Estamos trazendo o nosso compromisso para que o sistema funcione e agradecemos por participar dessa construção”.


O diretor-presidente da Comil, Deoclécio Corradi, afirmou que o processo de licitação em Pelotas foi um projeto vencedor, refletindo a união do setor público com a iniciativa privada. “A vitória dos empresários locais, que há tantos anos participam do setor, deve ser exemplo para outras localidades.”


O presidente do Legislativo, vereador Ademar Ornel (DEM), registrou que a Câmara de Vereadores teve participação marcante no processo. “Todos ganhamos”.


Os ônibus


Dos 110 novos ônibus que chegaram à cidade, 104 são de grande porte e seis são micro-ônibus. Cerca de 75% da frota que entrará em circulação a partir do dia 31 de julho estará adaptada com elevador para atender à acessibilidade. A totalidade dos coletivos vai operar com sistema de bilhetagem eletrônica na modalidade de reconhecimento facial do usuário (não mais digital) e terá câmeras de videomonitoramento, GPS e tecnologia que permitirá, ao usuário, localizar o ônibus e saber o tempo de espera por ele em determinada parada.


O processo de integração tarifária - utilizar duas linhas pagando apenas uma passagem - é mais uma novidade dos serviços que entram em vigor em um mês e meio.


A Dipesul (concessionária da Volvo na região) manterá uma oficina volante em Pelotas, que percorrerá permanentemente as garagens do Consórcio, garantindo a manutenção dos novos ônibus, com a finalidade de assegurar durabilidade à frota.


 


Redator: Assessoria de Imprensa



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Frota do transporte coletivo pelotense recebe 110 ônibus novos





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Frota do transporte coletivo pelotense recebe 110 ônibus novos


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados