Quarta, 24 de junho de 2026, 17:28h
Home Variedades
Sistema implantado há quase três anos destaca-se na Região Sul
A implantação da coleta seletiva solidária em Arroio Grande, através da Cooperativa Reciclar, começou com uma experiência-piloto em agosto de 2013 e vem sendo ampliada aos poucos. O município é um dos pioneiros neste serviço na Região Sul do Estado. O projeto foi premiado nacionalmente na primeira edição do Prêmio Cidade Pró-Catador com mais três municípios brasileiros.
Diariamente, cerca de 10 toneladas de lixo são recolhidas das ruas da cidade. Antes, com o sistema terceirizado, a Prefeitura gastava aproximadamente R$ 60 mil por mês entre coleta e transporte do lixo, que era levado para o município de Candiota. Com a implantação da coleta seletiva, estes custos caíram pela metade, e agora os resíduos são reutilizados. O município saiu de um sistema de privatização da limpeza pública para uma estatização, gerando economia de recursos, distribuindo renda e ainda fazendo com que estes recursos circulem dentro do município.
As famílias dos catadores recebem um salário fixo mensal, recurso repassado pela Prefeitura, e dividem o lucro da comercialização dos resíduos reciclados entre os associados da Cooperativa.
Durante a semana, uma reportagem especial nas rádios locais destacou, com depoimentos dos catadores, o trabalho desenvolvido no dia a dia da cidade e o que mudou nas vidas deles com a implantação da Coleta Seletiva e da efetivação da Cooperativa. Os catadores também pediram a colaboração da comunidade na separação do lixo residencial e emocionaram o público pela forma como encaram o trabalho e pela lição de vida que estão dando a todos, mesmo diante de alguns problemas que possam ocorrer durante o período da coleta do lixo nas ruas.
Conforme informações da assessoria de imprensa do município, os depoimentos serão, provavelmente, publicados em vídeo nas redes sociais da internet com o objetivo de sensibilizar a população para que faça sua parte para evitar que o lixo seja colocado de forma irregular nas ruas, além de promover a reciclagem inicial em casa.
Adequação no sistema
O gestor de cooperativas Rosinei Lima de Barros, explicou que a Cooperativa Reciclar juntamente com a Prefeitura Municipal e o Conselho Municipal de Meio Ambiente, iniciará uma campanha mais forte e direta sobre a coleta seletiva, que está necessitando de um reforço. Um novo modelo de coleta seletiva dos resíduos domiciliares e orgânicos (lixo que você produz diariamente através do consumo) começa a partir dessa semana.
Devido aos problemas verificados, tanto de manutenção dos caminhões como também das “puxadas” efetuadas pelos coletores, foi definida uma nova maneira de coleta, sem depósito de sacolas acumuladas nas esquinas, o que gerava o espalhamento de lixo e de sacolas pelo vento e por cachorros, deixando um visual desagradável na cidade.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados