Quarta, 24 de junho de 2026, 09:59h
Home Variedades
Passagens para outros municípios estão sendo vendidas em prédio na frente da Rodoviária
Desde a quarta-feira (13), a empresa Rodoviária de Pedro Osório está fazendo a venda das passagens intermunicipais na Rodoviária de São Lourenço do Sul. Inicialmente, esse trabalho é feito em uma sala da Galeria Ely, em frente à Rodoviária, já que há uma questão física que precisa ser solucionada, pois outra empresa atua dentro do terminal nos guichês com a venda das passagens municipais.
Por quase dois meses, a venda das passagens intermunicipais foi feita de forma manual, diretamente pelas empresas que fazem o transporte. No dia 20 de maio, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) solicitou que a empresa Irmãs Brauner Ltda parasse de fazer o serviço, para que a empresa Rodoviária de Pedro Osório, vencedora da licitação, começasse a operar, mas questões judiciais causaram demora na instalação da nova empresa.
O processo todo começou em 2013, quando o Daer fez uma licitação para a concessão do serviço. As duas empresas entraram na licitação que foi vencida pela Rodoviária de Pedro Osório. Em 2014, quando a nova empresa estava prestes a assumir o serviço, a Irmãs Brauner entrou com recurso judicial pedindo a anulação do edital de licitação. Começaram então as questões judiciais. Após vários trâmites jurídicos, no início deste ano, equipes jurídicas do Daer e de órgãos reguladores do Estado homologaram o contrato com a nova empresa. Um prazo de 60 dias foi dado para que a empresa Irmãs Brauner, que já prestava o serviço, saísse do terminal, o que encerrava no dia 20 de maio. Um dia antes, a empresa venceu o novo recurso dado pela juíza que fez o julgamento da primeira instância, anulando a licitação.
Essa nova decisão deu início aos problemas dos passageiros do terminal lourenciano, mas como essa decisão foi após a outorga do contrato, o Daer autorizou a empresa Rodoviária de Pedro Osório a iniciar os trabalhos. “Existe um contrato outorgado entre o Daer e a minha empresa que é anterior a essa decisão e cabe recurso, mas isso pode demorar um ano, um mês, cinco anos. Para o Daer, existe um contrato e uma nova empresa para fazer este trabalho, que é a Rodoviária de Pedro Osório. Mesmo que seja necessária uma nova licitação, esse prazo será definido pelo Daer”, explica o administrador da Rodoviária de Pedro Osório, Paulo Rogério Kurtz, já após o início dos serviços.
Kurtz alega que não há qualquer irregularidade e destaca a importância de haver o contrato do Daer com sua empresa. Ele também comenta que não há qualquer litígio entre sua empresa e a Irmãs Brauner, e sim entre essa empresa e o Daer.
O administrador aguarda que sejam feitas adequações físicas no terminal rodoviário para que a empresa efetue a venda das passagens dentro do prédio. Provisoriamente, a Prefeitura abriu um caminho direto do pátio da rodoviária em direção ao prédio onde as passagens estão sendo vendidas, já que há uma tela que circunda o espaço de estacionamento dos ônibus.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados