Quarta, 24 de junho de 2026, 08:35h
Home Variedades
Situado no Centro da cidade, na esquina das ruas Dr. Monteiro com Herculano de Freitas, um dos prédios de maior importância histórica do município está com outra apresentação. Desapropriado pela Prefeitura em março de 2014, o imóvel, que serviu de cenário para a assinatura da Ata de Emancipação de Arroio Grande e como sede da primeira Câmara Municipal de Vereadores - na época, era a Câmara que administrava as vilas -, estava abandonado e com sérios riscos de desabamento.
Funcionários da Prefeitura, orientados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, deram início a um minucioso trabalho de limpeza e retirada de arbustos, telhas e madeiramento destruídos pelo tempo. Numa segunda etapa, profissionais da Secretaria de Obras começaram a recuperar o prédio colocando vigas nas paredes, madeiramento, novo telhado, piso e efetuando a pintura externa.
Hoje, além da rede elétrica e de água, já foi colocado o forro e dado início à pintura interna. Populares têm visitado o local e se encantado com os serviços realizados, que não só resgatam a história, mas permitem que o local, após a completa restauração, seja destinado a realização de atividades culturais de Arroio Grande.
A restauração do prédio só se tornou realidade com a união de forças do governo municipal, do Ministério Público e do grupo Defensores do Patrimônio Público de Arroio Grande. A obra, que teve início em 2015, está sendo executada totalmente com dinheiro da Prefeitura, já que os recursos do Estado e da União nunca saíram do papel, mesmo que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) tenha reconhecido oficialmente a importância histórica do prédio.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados