Quarta, 24 de junho de 2026, 08:34h
Home Variedades
A Empresa Concessionária de Rodovias do Sul (Ecosul), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promoveu na quarta-feira (20) mais uma ação da campanha “Viver é o Bicho”, no campo do Estrela, no bairro Jardim América. A iniciativa, que aconteceu entre as 9h e 16h30, teve como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de cuidados redobrados com os animais e posse responsável.
Durante a atividade, a Concessionária, através do Comitê de Segurança Rodoviária (CSR), distribuiu cartilhas para os moradores, orientando sobre os perigos acarretados com animais soltos na pista e fornecendo dicas de segurança. Os cavalos da localidade foram avaliados clinicamente e identificados com chip pelos veterinários da UFPel. Além disso, as charretes receberam adesivos refletivos, para garantir mais segurança nas rodovias.
Os condutores das charretes receberam coletes e, os animais, tornozeleiras, ambos também refletivos. “Esse conjunto de ações contribuiu para que esses veículos sejam bem visualizados nas rodovias e estradas, principalmente à noite”, explica o coordenador do CSR e gerente de engenharia da Ecosul, Fabiano Medeiros.
As crianças também tiveram uma atenção especial. Elas brincaram, através de um simulador do trânsito atual, onde foram mostrados os cuidados que se deve ter no trânsito. Além disso, elas também foram orientadas sobre como separar o lixo e cuidar do meio ambiente.
Campanha
Lançada em maio de 2012, a campanha “Viver é o Bicho” foi criada a partir da necessidade de conscientização sobre os riscos de animais soltos nas estradas. O foco são os motoristas que circulam pelas rodovias da região, donos de animais, responsáveis por sua guarda e condutores de veículos de tração animal. A iniciativa envolveu ainda a capacitação interna dos colaboradores da inspeção de tráfego da Ecosul, guincho e resgate médico para atuação durante o atendimento de ocorrências com animais na pista.
As equipes receberam orientações específicas, além de aulas práticas de tiro de laço para efetuarem com agilidade a captura dos animais soltos. A campanha conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da UFPel - através da Faculdade de Veterinária, que realiza as ações de avaliação e assistência médica aos animais recolhidos -, da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Vereadores.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados