Quarta, 24 de junho de 2026, 06:24h
Home Variedades
Administração municipal e representantes do Consórcio, da Conquistadora e Laranjal, da Savar Veículos e da Mercedes-Benz estiveram presentes no ato de entrega
Na terça-feira (26), faltando cinco dias para o início da mudança do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo em Pelotas, 35 novos veículos foram apresentados pelo Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) para o município. A entrega foi feita à linha Conquistadora e Laranjal, com carros do Grupo Savar Veículos, concessionária autorizada da Mercedes-Benz.
Para servir os usuários de todas as linhas, o Consórcio levará às ruas uma frota composta por 210 ônibus, dos quais 110 são zero quilômetro e os demais com uso inferior a 10 anos, conforme a exigência do contrato de licitação. Além destes, 12 micro-ônibus também estarão circulando. Além disso, 75% dos ônibus têm sistema de acessibilidade. As mudanças começam a valer a partir deste domingo (31).
Ainda nesta semana, o CTCP apresentou o site e o aplicativo Cittamobi. Pelo site, é possível que o usuário insira créditos tarifários no cartão PraTi e conheça o funcionamento do Consórcio. Acessando a ferramenta virtual Cittamobi, o interessado poderá identificar a localização do seu ônibus, sabendo quanto tempo falta para que chegue à parada desejada.
Responsável pela recente roupagem do transporte na cidade, o CTCP é formado por seis empresas do ramo que, organizadas, venceram a última licitação e terão o contrato de concessão por 15 anos (e renovável por mais 10). O empresário Almir Kopereck, um dos representantes do Consórcio, falou sobre o momento de mudanças. “Queremos começar uma nova etapa na cidade de Pelotas, oferecer uma frota praticamente nova”, diz, completando: “O passageiro vai ter uma série de vantagens que até hoje ele não poderia usufruir e é o que todas as empresas querem oferecer, um trabalho de qualidade na cidade”.
A linha Conquistadora, da qual o empresário é sócio-proprietário, terá 45 ônibus e 2 micro-ônibus implementados em sua frota. “Já no final do ano, queremos renovar mais 10 carros”, projeta Kopereck. O investimento se aproxima dos R$ 20 milhões. Já os ônibus mais antigos perderão espaço para os mais novos: a partir de domingo (31), 25 veículos velhos serão retirados da frota, não podendo mais circular pela cidade.
Também presente no ato de entrega dos veículos, representando a Mercedes-Benz do Brasil, o consultor de vendas Cristiano Gomes falou sobre a satisfação em participar de mais um processo de renovação do sistema de transporte urbano brasileiro. “Participamos, com imenso prazer, de todo o desenvolvimento do projeto, tentando contribuir com o que temos de mais alta tecnologia para este segmento”, afirma. Ele explica ainda que o processo também fortalece o relacionamento da empresa com os municípios, empresários do setor e apostando no desenvolvimento do país.
Gomes falou ainda sobre a caracterização da Mercedes-Benz no mercado, abrangendo a produção de automóveis, caminhões e ônibus. “Esses nossos produtos, feitos com alta qualidade, durabilidade e com projetos de sustentabilidade, atendendo a todas as normas de segurança e emissões de poluentes, são ônibus que a gente coloca à disposição do mercado e que conseguem apresentar excelentes resultados de produtividade, seja para o operador quanto para a população que é atendida”, diz, enfatizando dois eixos que sustentam esses objetivos: conforto e segurança aos usuários.
O atendimento ao cliente, segundo Gomes, também figura como um diferencial. “A gente fala que aquilo que comercializamos hoje não é somente o ônibus em si, mas sim todo um pacote de atendimento”. Para isso, a Mercedes-Benz conta com uma rede de concessionárias em mais de 200 pontos de todo o país, fortalecendo a presença da marca, conforme elucida o consultor de vendas. “Treinamentos e manutenção dentro das próprias empresas, por exemplo, são reflexos disso, contribuindo para a produtividade total dos equipamentos”, finaliza Gomes.
“Com certeza será uma data muito significativa e histórica no município porque, pela primeira vez, teremos a prestação do serviço do transporte coletivo dentro das regras de um contrato que só se conquistou por conta da licitação”, resume o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, sobre a data marcada no calendário para o início da renovação do transporte coletivo pelotense. Ele ressalta a importância da compreensão dos setores envolvidos para que a licitação se tornasse realidade, com engajamentos significativos.
Conforme o prefeito, a renovação do serviço irá ao encontro das obras que acontecem no cenário urbano da cidade. “Vai fazer diferença na vida das pessoas porque a Prefeitura tem investido muito em pavimentação, em estruturação dos corredores de ônibus e em abrigos por toda a cidade. Mas o ônibus precisa ser renovado e modernizado, o que interfere na qualidade de vida das pessoas. Com melhores condições de mobilidade e com segurança, todos são afetados positivamente e a cidade melhora”, afirma Leite.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados