Quarta, 24 de junho de 2026, 02:52h
Home Variedades
Evento reúne pesquisadores, produtores e demais envolvimentos na cadeia produtiva de um dos grãos mais consumidos no país
Um dos produtos mais típicos da culinária brasileira é tema de encontro na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O 6º Simpósio Brasileiro de Qualidade de Arroz (SBQA), que começou na quarta-feira (5) e foi até a manhã de hoje (5) na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) da UFPel, no Campus Capão do Leão.
O evento, que tem como tema “Qualidade na Competitividade”, aborda soluções para as perdas em quantidade e qualidade do produto, desde a colheita até a armazenagem, e reúne pesquisadores, produtores, armazenadores e industriais da cadeia produtiva do arroz.
Com um consumo anual de, em média, 25 kg por habitante, o Brasil é também um dos maiores produtores de arroz do mundo, segundo dados no portal do Ministério da Agricultura. De acordo com a organização do evento, Rio Grande do Sul e Santa Catarina contribuem com 77,8% da produção nacional, e disto, os gaúchos produzem 69,3% do montante, por isso a importância da região sediar esse tipo de evento. “É importante o evento por alguns significados. Começa que trata de um dos produtos mais típicos da cultura gastronômica brasileira. Isso é o arroz [como] alimento. Mas o arroz também é negócio, também é emprego, o arroz também é desenvolvimento, o arroz é atividade profissional”, esclarece o professor Dr. Moacir Cardoso Elias, presidente do Simpósio.
Segundo a organização, a estimativa é de que cerca de 10% da produção são perdidos durante os processos que envolvem colheita, transporte e armazenagem, ou seja, quase 1,2 milhões de toneladas. Por esse motivo, o Simpósio explora novas formas de manejo para que menos grãos sejam perdidos. Também são discutidas alternativas que melhorem os grãos, aumentando também a qualidade dos derivados de arroz. Para isso, estão sendo analisadas novas tecnologias que reduzam ou evitem as perdas do setor.
Para Pedro Curi Hallal, futuro reitor da Universidade (eleito em junho), sediar eventos científicos como esse é uma das missões de qualquer universidade. “É muito importante porque a gente consegue trazer aqui para a Universidade os pesquisadores, os professores de diversos lugares desse país, inclusive de outros países, que através dessa troca de conhecimentos promovem o avanço da ciência, especificamente, nesse caso, do arroz”, disse o futuro reitor, que tomará posse em janeiro.
A 6ª edição do evento é a primeira que leva o título de encontro brasileiro no nome, já que nas edições anteriores era chamado de “Simpósio Sul Brasileiro de Qualidade de Arroz”, sendo voltado para a Região Sul. Essa troca na denominação possibilitou que o Centro Nacional de Pesquisa da Embrapa Arroz e Feijão, com sede em Goiânia, pudesse participar da organização do evento com palestras, painéis, exposição de pôsteres de trabalhos científicos, estandes de produtos e empresas, além de homenagens às instituições e personalidades do setor.
Na mesa de abertura do Simpósio estiveram presentes a vice-reitora da UFPel, Denise Gigante; o diretor da FAEM, Manoel Brenner de Moraes; o presidente do Simpósio, Moacir Cardoso Elias; o futuro reitor da UFPel, Pedro Hallal; e o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL), Jamir Luis Silva da Silva. Além disso, também marcam presença nas atividades do Simpósio representantes do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), da Emater e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de outras instituições. O evento é promovido, além da UFPel, pelo Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos (LABGRÃOS) e pelo Polo de Inovação Tecnológica em Alimentos da Região Sul.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados