Quarta, 24 de junho de 2026, 01:23h
Home Variedades
A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Morro Redondo instalou uma academia de ginástica gratuita, ao ar livre, no espaço cedido pela Comunidade São Marcos. A academia é composta por sete equipamentos: pressão de pernas, cadeira bike, surf, remada, multi exercitador, simulador de esqui e jogo de barras. A inauguração oficial aconteceu no dia 5, durante a realização do encontro do grupo de ginástica “Unidos Pela Saúde”, comandado pelo professor de educação física do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Tiago Lopes.
Conforme Lopes, a recomendação é a prática de exercícios físicos por 50 minutos diários, pelo menos três vezes por semana. O educador físico ainda orientou que os praticantes alimentem-se de forma saudável, conforme a pirâmide alimentar, e enfatizou que todos os exercícios requerem atenção quanto à postura corporal: coluna fixa e ereta, quadril encaixado, joelhos semiflexionados e abdômen contraído. Ele ainda cita que os músculos devem ser aquecidos e isso pode ser feito com, por exemplo, uma caminhada de 15 minutos, o que pode proteger as articulações e músculos de lesões. Lopes reforça também que as pessoas devem evitar exageros de tempo e de repetições nos aparelhos, e que ao se exercitarem, não prendam a respiração, procurando soltar o ar enquanto se faz força e puxar o ar no momento em que se diminui o trabalho de força.
O professor destaca os benefícios da prática, que são o controle da pressão arterial, melhora da circulação sanguínea e do funcionamento intestinal, melhora da respiração, fortalecimento dos tecidos dos músculos, ossos e ligamentos, melhora da capacidade mental, melhora da qualidade do sono, perda da gordura corporal e sensação de bem estar. Ele ainda alertou que a utilização dos equipamentos por menores de 12 anos de idade não é recomendada sem acompanhamento de um profissional.
Fique atento: a academia está aberta para uso da comunidade, em qualquer dia e horário da semana. Para quem quiser participar do grupo de ginástica “Unidos Pela Saúde”, os encontros acontecem nas terças-feiras, das 13h30 às 15h, no campo do Independente, e nas sextas-feiras, das 13h30 às 15h, na academia da São Marcos.
Já o grupo “Sempre Alegre” se reúne nas segunda-feiras, das 16h às 17h, no Centro de Eventos, e nas quartas e sextas-feiras, das 16h às 17h, no Ginásio de Esportes. Interessados podem fazer o cadastro e a inscrição no Cras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3274-7098.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados