Ter�a, 23 de junho de 2026, 17:17h
Home Variedades
Não houve frio ou vento, na manhã desta quarta-feira (7), que tirasse o brilho do Desfile Cívico Militar, realizado a partir das 10h na avenida Bento Gonçalves. Ao lado do general Carlos Alberto Dahmer e demais autoridades, o prefeito Eduardo Leite acompanhou do palanque oficial erguido no Altar da Pátria, as homenagens ao 194º aniversário da Independência do Brasil.
"Hoje é um dia dedicado à nossa nação. Um dia para avaliarmos que resistimos bravamente aos obstáculos que enfrentamos no nosso dia a dia. Superamos a cada adversidade e com força e compromisso somos parte, cada um de nós, desse grande País", disse o prefeito.
O comandante do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada, coronel Gustavo Suarez da Silva, abriu a manhã de desfiles, onde milhares de pessoas lotaram as calçadas da avenida, a partir da Gonçalves Chaves – ponto de concentração – à rua Santos Dumont. Pelo trajeto desfilaram representantes do Exército, Marinha, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Grupos de Escoteiros e Guarda Municipal, acompanhados pela Banda do Exército.
O encerramento oficial com a palavra do prefeito ocorreu por volta das 11h30min, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, extinção do fogo simbólico da Pira da Pátria e o arriamento das bandeiras nacional, do Rio Grande do Sul e do Município, ao canto do Hino Sul-rio-grandense.
Avenida Bento Gonçalves, passarela dos desfiles
Excepcionalmente em 2015 o Desfile da Independência do Brasil foi realizado na Praça 20 de Setembro, em frente ao Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O local foi alterado devido às obras de revitalização da avenida Bento Gonçalves, que este ano, totalmente requalificada e sinalizada, voltou a ser palco dos tradicionais eventos.
Redator: Prefeitura de Pelotas
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados