Ter�a, 23 de junho de 2026, 17:18h
Home Variedades
Banda da Escola Municipal Prefeito Elberto Madruga, de Capão do Leão, Campeã Estadual de 2015
As comemorações da Independência do Brasil em Capão do Leão começaram cedo, já na manhã do dia 1º, com o início da Semana da Pátria. No dia, ocorreu a chegada do fogo simbólico - conduzido por atletas leonenses - desde o parque Dom Antônio Zattera, em Pelotas, até a praça João Gomes. Logo após, foi feito o acendimento do fogo simbólico na Pira da Pátria. O vice-prefeito, Edson Ramalho, representando o governo municipal, abriu oficialmente as comemorações da 34ª Semana da Pátria de Capão do Leão.
No feriado de quarta-feira (7), o vento forte, de quase 40 km/h, e o frio não impediram o desfile das escolas municipais e estaduais, além das convidadas especiais. A previsão era de iniciar os desfiles às 13h30, mas já passavam das 14h quando a Banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Capão do Leão (APAE) abriu os desfiles.
No decorrer da tarde, a diminuição do vento fez com que o público aumentasse na avenida Narciso Silva. Dentre as bandas de outras cidades que foram convidadas, os destaques ficaram com a banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Independência, do Sítio Floresta (Pelotas); a Banda Marcial da Escola Municipal Coronel Alberto Rosa, também de Pelotas; Banda Marcial Tradicional Wanda Rocha, de Rio Grande; e Banda da Escola Municipal Getúlio Vargas, de Pelotas.
Neste ano, também participaram do desfile o Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Ministério Ágape, Corpo de Bombeiros Voluntários de Capão do Leão e atletas da Academia Leão. A Secretaria de Cidadania e Assistência Social levou para a avenida o show do grupo pró-jovem “Tambores da Cidadania”; além do grupo de Lã; do grupo Pelezinho 1 e 2; do grupo Renascer; do grupo Nova União de Idosos e do grupo de Hortifruticultura “Semeando Cidadania”.
A banda campeã estadual de Bandas e Fanfarras de 2015, da Escola Municipal Prefeito Elberto Madruga, localizada no bairro Jardim América, encerrou os desfiles, às 18h20. Em seguida, o prefeito Cláudio Vitória apagou a chama da Pira da Pátria, encerrando as comemorações da festividade.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados