Ter�a, 23 de junho de 2026, 15:08h
Home Variedades
Principais estimulantes da memória foram apresentados aos idosos por estudantes da UFPel
No dia (9), o Museu Histórico de Morro Redondo realizou mais uma edição do projeto Café Com Memórias, com atividades orientadas pelas estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Debora Kazimoto e Giovana Dias, que falaram sobre a importância dos alimentos que auxiliam a fortalecer a memória e que podem fortificar os neurônios.
As estudantes enfatizaram que uma alimentação deve ser balanceada entre carboidratos, fibras, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas a fim de evitar futuras doenças. A alimentação também deve conter hortaliças, produtos lácteos, carnes, legumes e frutas. Como já se sabe, a orientação é sempre evitar frituras, doces, açúcares, sal, pães brancos, óleos, dentre outros.
Durante a atividade, as jovens recomendaram aos idosos alimentos que podem estimular a memória, como cereais integrais - aveia, arroz, trigo -, quinoa, gema de ovo crua, frutas, peixe e vitaminas presentes em castanhas e nozes. Já para o melhor funcionamento do cérebro, elas destacaram que tomar café da manhã, ingerir um almoço reforçado e comer menos à noite são práticas essenciais. No final da atividade, foram repassadas receitas de vitaminas e sucos naturais que estimulam a memória, principalmente a dos idosos.
Além de dicas de alimentação, os idosos receberam outras orientações para estimular a memória como meditação, boas horas de sono, pratica de exercícios físicos, e realização de atividades como jogos de raciocínio e palavras cruzadas. Para descontrair, foram realizadas algumas atividades envolvendo testes de memória e tato.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados