Ter�a, 23 de junho de 2026, 05:27h
Home Variedades
Manifestação percorreu toda a orla das praias, defendendo a permanência da ciclovia
Estudantes, trabalhadores das mais diferentes áreas, empresários, esportistas, crianças e idosos. Muita gente se uniu em prol da ciclovia da praia de São Lourenço do Sul, sob ameaça de um abaixo-assinado que quer sua retirada. A mobilização ocorreu na tarde do sábado (22), reunindo mais de 120 participantes.
O grupo partiu do Largo Laura Abreu percorrendo toda a orla da praia, em uma manifestação encerrada com clima festivo na Arroio Carahá. Ao longo do caminho, pedidos pela permanência da ciclovia e mais: “Por mais ciclovias”. O ato foi para reafirmar a importância da ciclovia frente a um movimento que pede a sua retirada, sob argumento de que estaria tirando espaço de tráfego de veículos e estacionamento em alguns trechos.
Entre os participantes da manifestação, a atleta lourenciana Bruna Elias, três vezes campeã brasileira de Mountain Bike e prata no Pan-americano, reforçou a importância do espaço aos ciclistas. “Nós queremos que a ciclovia fique, não dá para entender quem quer tirar. Ela é boa para todos, é essencial. Está até mais seguro para todos, os carros estão andando mais lentamente, o que é melhor para quem atravessa a rua, e a ciclovia é ótima para quem quer pedalar à beira da Lagoa. É segurança para todos. Ao invés de incentivar e melhorar, tem gente querendo retroceder”, lamenta a jovem.
Fundador e diretor da União Lourenciana de Ciclistas (ULC), Dirceu Hartwig destaca a importância da mobilização: “Está na hora de mobilizar toda a comunidade. É um meio de mostrar que o ciclismo e a bicicleta têm força e precisam urgentemente crescer cada vez mais na mobilidade urbana. Isso é o que estamos mostrando na tarde de hoje. É uma forma simples, porém ordeira, de mostrar a força e a importância da ciclovia no perímetro urbano de São Lourenço.
Em conversa exclusiva com o Tradição Regional, o prefeito eleito Rudinei Härter garantiu a permanência da ciclovia na praia. Na avaliação dele, não há motivo algum para a retirada do espaço aos ciclistas.
O novo prefeito revelou ser totalmente a favor da ciclovia, tanto que pretendia ter participado da manifestação realizada no sábado, e só não foi porque estava em um compromisso no interior e não chegou a tempo na cidade. No entanto, Rudinei não descarta a possibilidade de alguma alteração, mas é enfático: “Só se for para melhorar. A ciclovia fica e vamos ampliar”, disse ele, surpreso que alguém acreditasse que pudesse ser a favor da retirada. Ao contrário, ele deixa bem claro: “A ciclovia fica”.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados