Ter�a, 23 de junho de 2026, 04:02h
Home Variedades
Direção diz que página não era oficial e que repudia conteúdo
Uma publicação feita no Facebook no domingo (30) gerou indignação nas redes sociais. Em alusão ao Dia do Ginecologista, uma página que levava o nome da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul divulgou uma imagem de uma mulher em um consultório ginecológico com os dizeres “Sabemos que são estritamente profissionais, mas mesmo assim nós invejamos vocês”, se referindo aos ginecologistas.
O cunho machista e ofensivo provocou diversas reações negativas do público, e a página foi excluída.
A Santa Casa divulgou uma nota oficial dizendo que não foi responsável pelo ocorrido:
"A Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, através de seu Corpo Diretivo, vem a público prestar informações acerca da matéria dedicada a “homenagem ao dia do ginecologista” publicada em 30/10/2016 em um perfil da página de relacionamentos Facebook que se apresenta com o nome desta Entidade:
1) A página responsável pela publicação em questão não pertence a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, em que pese se utilize do nome desta Instituição;
2) A Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul REPUDIA os termos da referida publicação pelo seu conteúdo;
3) A Direção da Santa Casa de São Lourenço do Sul já encaminhou o caso às Autoridades competentes para a investigação e apuração das responsabilidades;
4) O link de acesso a página oficial da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul é https://www.facebook.com/santacasasls/"
A Prefeitura de São Lourenço do Sul também se posicionou a respeito do caso em nota oficial:
"A Prefeitura de São Lourenço do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, repudia o lamentável episódio referente ao Dia do Ginecologista, com uma postagem em uma página do Facebook, que se autodenomina da Santa Casa de Misericórdia, promovendo o machismo e a objetificação das mulheres e denegrindo a imagem dos profissionais que atuam nesta área.
Mulheres em todas as partes do mundo sofrem violência física e psicológica e discriminação. Naturalizar estas formas de violência e transformá-la em piada nas redes sociais em nada contribui para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
Trabalhar para que cada vez mais mulheres tenham acesso a informação e cuidem da sua saúde, com consultas periódicas ao ginecologista, visando prevenir doenças como o câncer de colo de útero e câncer de mama, por exemplo, deve ser uma política constante em instituições da área da saúde, sempre com ética e responsabilidade.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, espera que os fatos sejam apurados, os responsáveis punidos e que situações como esta não se repitam. A Prefeitura já entrou em contato com o provedor da Santa Casa de Misericórdia, que afirmou que já tomou as medidas cabíveis."
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados