Ter�a, 23 de junho de 2026, 00:06h
Home Variedades
Tenente coronel Paulo de Lima deu esclarecimentos sobre ações futuras e já implementadas
Nesta semana, o JTR conversou com o novo Comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), tenente coronel Paulo de Lima. Ele está em Jaguarão desde o dia 14 de outubro e, anteriormente, estava no comando do policiamento na cidade de Frederico Westphalen.
Natural de Porto Alegre, Paulo de Lima possui 32 anos de serviço na Brigada Militar e já esteve à frente do Comando Regional de Polícia Ostensiva das regiões Centro-Sul e Missões. Em seu currículo, destaca-se também sua atuação em Brasília, onde trabalhou no Ministério da Justiça, como coordenador Nacional de Inteligência, chefe da Delegação Brasileira de Combate ao Terrorismo, entre outras funções.
O novo Comandante do 3º BPAF, além da experiência na área de segurança, possui também grande conhecimento de gestão pública. Ele concluiu curso de Especialização Militar, pós-graduação em Administração Pública e estudou na Escola Nacional de Administração Pública e no curso da Escola Superior de Guerra, do Ministério da Defesa.
Em entrevista, Paulo de Lima falou sobre as primeiras ações em Jaguarão e na região, já que o 3º BPAF abrange também os municípios de Arroio Grande, Herval e Pedras Altas. Ele destacou ainda a parceria com órgãos de segurança e outras entidades locais, assim como as próximas ações a serem implementadas, entre outros temas.
Primeiras ações
“Um das primeiras ações ao chegar aqui foi reforçar a integração com a Polícia Civil, através de conversa com a delegada Juliana. Também já mantive contato com a direção do Presídio para estabelecermos algumas melhorias na questão da segurança e do policiamento. Já estou desenvolvendo uma proposta de criação de um Pelotão de Operações Especiais (POE) ou uma Patrulha Técnica Móvel Reforçada. Quando cheguei aqui me deparei com uma grande incidência de casos de abigeato e as ações do Pelotão e da Patrulha visam atuar muito neste sentido de combate a este tipo de delito”.
Diminuição da incidência de delitos na zona central e comercial
“A alta incidência de delitos na zona central motivou, inclusive, uma reunião com empresários, Brigada Militar e Polícia Civil, a qual foi promovida pelo CDL [Câmara de Dirigentes Lojistas]. A partir dessa conversa, da integração das polícias e do entendimento da população sobre a importância que se faça registro policial, conseguimos diminuir consideravelmente esse tipo de delito”.
Atuação para combater delitos em outras regiões da cidade
“Temos trabalhado muito no sentido de elevar a autoestima da tropa a partir de atividades internas, o que é importante para qualificar o trabalho. Conseguimos diárias com o CRPO-Sul [Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul] para o desenvolvimento de patrulhas rurais e acredito que o que irá efetivamente dar o upgrade, minimizando os índices de delitos, é o fortalecimento desta integração com a Polícia Civil. Começamos essa parceria que já está dando certo e a diminuição dos índices de furtos e danos ao patrimônio na zona central é um exemplo. Agora, vamos realizar também uma estratégia direcionada ao combate destes delitos também nos bairros da cidade”.
O resgate da autoestima da tropa
“Temos hoje sim uma desmotivação do policiamento relacionada com as dificuldades da questão salarial e dos reflexos que essa crise financeira do Estado gera no dia a dia do trabalho. Outra questão que também refletiu muito na tropa foi a recente prisão de cinco colegas [acusados de tortura], que perderam na segunda instância, foram presos e perderam seus cargos. Tudo isso gera um impacto negativo na tropa e nós estamos resgatando essa autoestima no convívio diário, com conversas, apoio e atividades de integração”.
Operação Avante
“A Operação Avante tem por base a diminuição dos índices criminais e foi implementada pelo Comando Geral. A Operação é planejada com base nos indicadores de criminalidade de cada Comando Regional e Unidade e é realizada em datas pré-estabelecidas. Já realizamos algumas aqui na região e elas terão continuidade de forma integrada”.
Integração com órgãos de segurança e entidades locais
“Além da parceria entre Brigada e Polícia Civil, que já comentei, tenho feito uma aproximação com várias instituições. Já estive reunido com as duas promotoras, com a consulesa do Uruguai, com os dois delegados da Polícia Federal, com o Judiciário, Receita Federal, Prefeitura, Câmara, CDL, entre outras. A ideia é que, a partir da parceria entre essas instituições, possamos criar uma rede de segurança, que nos permita qualificar ainda mais o trabalho. Recentemente, realizamos uma grande apreensão de cigarros, através de uma parceria com a Receita Federal e já estamos tratando com o Exército sobre alguma parceria para auxiliar na segurança. Outro órgão que também estará junto será o Conselho Tutelar e entre as ações está a fiscalização e o controle relacionado ao uso de álcool por menores de idade”.
Trabalhos de prevenção e aproximação com estudantes
“Um dos trabalhos de prevenção que a Brigada Militar vai atuar será o PROERD [Programa Educacional de Resistência às Drogas], que realiza atividades com as escolas. Além do resgate deste programa, a Brigada Militar poderá contribuir na parceria com outras ações que tenham esse objetivo de prevenção. Em relação à aproximação com as instituições de ensino, eu também poderei contribuir com palestras nas escolas sobre direitos humanos e também tenho disposição de falar sobre gestão pública em universidades”.
O trabalho do policial
“O Policial Militar tem a missão de proteção social. Assim como atuamos em ocorrências que não ofereçam um risco maior para a vida do policial, como furtos e Maria da Penha, por exemplo, atuamos também em ocorrências de extrema vulnerabilidade. Nos deparamos com quadrilhas portando fuzis de guerra e temos que estar preparados para atuarmos como policiais cidadãos exercendo a prática social, como também devemos estar preparados para uma atuação de enfrentamento de extremo risco, por isso a necessidade de formarmos um Pelotão de Operações Especiais, bem treinado e equipado. Importante destacar que todas as ações de abordagens que estão sendo realizadas pela Brigada Militar são realizadas no estrito cumprimento de direitos humanos e com responsabilidade total à dignidade da pessoa humana, mas continuaremos abordando pessoas suspeitas visando a identificação dos mais diversos tipos de drogas, de foragidos da Justiça, de autores de furtos e o atendimento do bem estar comum”.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados