Ter�a, 23 de junho de 2026, 00:05h
Home Variedades
Em uma das ações de convívio com a comunidade local, jovens desfilaram pelas ruas da cidade
O Campori de Desbravadores reuniu cerca de 3 mil jovens em São Lourenço do Sul durante o feriadão da Proclamação da República. Vindos de várias cidades gaúchas e até mesmo de outros estados, os participantes, em sua maioria adolescentes, ficaram acampados no Camping Municipal de sexta (11) até terça-feira (15).
O feriadão destes jovens foi de muito esporte, atividades de aventura, lições de organização, convivência em grupo e de ações comunitárias. No Camping, as atividades foram de aventura em terra e também na Laguna dos Patos. No acampamento de cada uma das 81 delegações, muita organização e respeito às regras, e, na praça de alimentação, cozinhas gigantes foram montadas por cada uma das cidades participantes.
Além disso, os jovens também tiveram relacionamento com a comunidade local. Na manhã de sábado (12), os Desbravadores mostraram à comunidade lourenciana um pouco de seus costumes e talentos enquanto marchavam pelas ruas da cidade. Vestidos com uniforme de gala, e com direito a bandas e fanfarras, os adolescentes percorreram as principais ruas. “É um incentivo para os jovens lourencianos começarem a participar de grupos como estes. Ficamos bem surpreendidos com a quantidade de jovens e adultos que estão participando”, analisa Suelen Colmar, estudante que assistiu ao desfile.
A maioria das ações foi desenvolvida no domingo (13) e segunda-feira (14), quando os jovens se dividiram em grupos para percorrer praticamente toda a cidade visitando as residências. O objetivo era a conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Eles estiveram acompanhados de agentes de saúde da Prefeitura para orientar a população. A ideia foi prevenir o foco do mosquito e, assim, também promover a conscientização dos jovens participantes, colocando o aprendizado em prática nas suas próprias residências.
O Campori de Desbravadores é um acampamento anual que reúne desbravadores (grupo semelhante aos escoteiros) para competições e atividades educacionais, envolvendo dezenas de clubes, uma iniciativa da Igreja Adventista. Odair de Almeida, líder dos Desbravadores para a região central do Rio Grande do Sul, explica que foi necessário mais de um ano para reunir os jovens, mas apesar do esforço para realizar o evento, não houve cansaço. “A concentração dos últimos dois meses foi diuturnamente para que toda a estrutura pudesse receber essa quantidade de Desbravadores, porém, nós não nos cansamos quando fazemos o que gostamos”, comenta.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados