Segunda, 22 de junho de 2026, 23:01h
Home Variedades
Através de monitoramento nas rodovias, tema está sendo debatido
A erradicação do trabalho infantil conta agora com uma força-tarefa de monitoramento nas rodovias que abrangem o município de Pelotas. A Empresa Concessionária de Rodovias do Sul S.A. - Ecosul, concessionária que administra o Polo Rodoviário de Pelotas, passa a apoiar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS).
Para orientar as equipes da concessionária, Aline Hillal de Maicá - psicóloga da equipe de referência do PETI, ministrou um treinamento aos integrantes do Comitê de Sustentabilidade, equipes de inspeção de tráfego e atendentes do Centro de Controle Operacional (CCO) da Ecosul.
O trabalho infantil é considerado uma forma de exploração da criança que, a partir do ingresso no mercado de trabalho, perde etapas importantes do seu desenvolvimento social, cultural e educacional. A partir de agora, as equipes de tráfego estarão monitorando suspeitas de exploração nas imediações das rodovias. Após a detecção de casos, as informações serão repassadas aos órgãos públicos competentes como Conselho Tutelar, Promotoria da Infância e Juventude, e PETI. “Cada fase da criança compreende uma situação funcional específica e nenhuma pode ser suprida nem substituída posteriormente”, avalia o assessor de comunicação institucional da Concessionária e coordenador do comitê, Johny Calegaro.
De acordo com a psicóloga do PETI, o apoio da Ecosul será de grande valia, visto que boa parte dos casos acontece na área rural do município. O trabalho infantil é uma triste realidade que atinge o mundo, em especial os países em desenvolvimento. De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho, cerca de 250 milhões de crianças em todo o mundo exercem algum tipo de trabalho. Atualmente, há várias organizações que realizam pesquisas relevantes sobre o tema e em Pelotas, o Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é referência.
Programa
O PETI é um programa de responsabilidade conjunta entre governo federal, estados e municípios. Foi criado em 1996, no estado do Mato Grosso do Sul e, posteriormente ampliado para todo o Brasil, com o objetivo de articular ações para proteger e retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho infantil.
O funcionamento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil está baseado em três pilares: concessão da bolsa criança cidadã, criação da jornada ampliada, e o trabalho junto às famílias destas crianças. A partir do decreto n.º 6.481, de 12 de junho de 2008, da Presidência da República, ficaram mais claras as atividades prejudiciais ao desenvolvimento das crianças e o que podem causar no decorrer do tempo.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados