Segunda, 22 de junho de 2026, 21:23h
Home Variedades
Oficina participativa teve apresentação de diagnóstico complementado com as ideias apresentadas pelo público presente
A Prefeitura de Jaguarão, juntamente à empresa 3C Arquitetura, realizou na segunda-feira (21) uma audiência pública para tratar sobre a elaboração de um plano de requalificação da orla do Rio Jaguarão. A atividade teve início com uma caminhada pela orla, oportunidade em que o grupo analisou os diferentes aspectos de toda a extensão do local, focando nos problemas e nas possibilidades de melhoria.
Em seguida, o grupo dirigiu-se até a sede do Iate Clube, onde foi feita uma oficina participativa com a apresentação de um diagnóstico complementado com as ideias apresentadas pelo público presente, e que será base para elaboração de um plano de necessidades.
Na avaliação do prefeito Cláudio Martins, foi importante contar com a presença de um grande público que, além de acompanhar a apresentação, também pôde contribuir com sugestões para a elaboração de um projeto de interesse de toda a comunidade jaguarense. “Há muitos anos temos trabalhado com estudos para a orla do Rio. Tivemos algumas tentativas frustradas e felizmente estamos neste momento conseguindo dar início a uma ação mais concreta, que conta com apoio do deputado federal Henrique Fontana, que já acenou com emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil e que está comprometido a seguir articulando recursos para este projeto que vem para beneficiar o povo de Jaguarão”, disse Martins. Ele destaca ainda que o projeto está sendo compartilhado com a futura gestão e que inclusive já vem discutindo o assunto com o próximo prefeito, Fávio Telis, que se comprometeu a dar sequência ao trabalho e esteve presente na atividade.
Ainda segundo o prefeito, a proposta do governo, além de requalificar a orla, teve a intenção de apresentar uma proposta de desenvolvimento para a cidade. “É um complemento do nosso projeto de desenvolvimento para o município, que dialoga com o todo o trabalho de valorização do patrimônio que realizamos, com nossa identidade fronteiriça, com o IFSul [Instituto Federal Sul-rio-grandense], a Unipampa [Universidade Federal do Pampa], e com o que sempre defendemos ao dizer que Jaguarão precisa e tem potencial para se desenvolver a partir de suas próprias vocações”, disse o prefeito.
Ele salientou ainda que essa ação tem uma ligação muito forte também com a Hidrovia do Mercosul, outro projeto que tem defendido e que poderá possibilitar futuros investimentos envolvendo a dragagem do Rio e a viabilização de um novo porto, o que contempla o setor de produção de grãos e agroindústria.
Conforme o encaminhamento do encontro, as próximas etapas envolverão a consolidação do programa de necessidades, a elaboração do plano e a sua apresentação pública, prevista para o dia 19 de dezembro.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados