Segunda, 22 de junho de 2026, 19:48h
Home Variedades
Aconteceu no sábado (26) a noite de Advento, realizada no Salão da Comunidade de Arroio do Padre II pelo Grupo de Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE). Diversas apresentações de canto e teatro das comunidades da região foram realizadas na ocasião.
O evento teve como objetivo aproximar as pessoas para que, juntas, possam celebrar a “vinda d’Aquele que há de vir”. Segundo o costume, “pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá. Sua liturgia conduz a celebrar a vinda de Cristo. Na primeira, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus, e na segunda, a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em sua glória”, explicam os organizadores.
Um dos muitos símbolos do Natal é a coroa do Advento que, por meio de seu formato circular e de suas cores, silenciosamente expressa a esperança e convida à alegre vigilância. Na confecção da coroa eram usados ramos de pinheiro e cipreste, únicas árvores cujos ramos não perdem suas folhas no outono e estão sempre verdes, mesmo no inverno. Os ramos verdes são sinais da vida que teimosamente resiste, são sinais da esperança.
Em algumas comunidades, os fiéis envolvem a coroa com uma fita vermelha que lembra o amor de Deus. Até a figura geométrica da coroa, o círculo, tem um simbolismo. Sendo uma figura sem começo e fim, representa a perfeição, a harmonia e a eternidade. Na coroa, também são colocadas quatro velas referentes a cada domingo que antecede o Natal. A luz vai aumentando à medida que se aproxima o Natal, quando se acredita que a luz da salvação brilha para toda humanidade. Quanto às cores das quatro velas, quase em todas as partes do mundo é usada a cor vermelha.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados