Segunda, 22 de junho de 2026, 17:06h
Home Variedades
Agora, Projeto de Lei, que prevê taxa a ser cobrada juntamente com a água, será discutido entre vereadores
Um Projeto de Lei do executivo instituindo a taxa do lixo em Pelotas, a partir de 2017, foi entregue pelo prefeito Eduardo Leite ao presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ademar Ornel (DEM), em reunião na manhã de quarta-feira (7), com a presença dos parlamentares.
A taxa será cobrada no mesmo boleto da cobrança da água, mas para pagamento em separado. Segundo o prefeito, quem não pagar a taxa do lixo será inscrito na dívida ativa do município e poderá sofrer execução fiscal como ocorre com a inadimplência de outros impostos.
Em 2014, Leite pediu o apoio do legislativo para aprovação do Projeto de Lei que aumentou os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), assegurando que não criaria a taxa do lixo que inclui recolhimento, coleta e destinação final de resíduos sólidos, porque os serviços seriam pagos “com parte da receita própria do município”, conforme ofício enviado à Câmara, em 18 de novembro de 2014.
Na reunião com os vereadores, no entanto, Leite disse que se comprometeu a não enviar o projeto “naquele momento”, mas que a cobrança “é inevitável”, porque a cidade que gerava 70 toneladas/dia de lixo em 1992, passou a gerar 200 toneladas/dia em 2014, com gastos de R$ 30 milhões por ano, ou seja, 30% da receita do Sanep.
O presidente Ademar Ornel recebeu o projeto e disse que este será discutido com os vereadores, uma vez que é de interesse de toda a população pelotense.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados