Segunda, 22 de junho de 2026, 10:52h
Home Variedades
Novos projetos serão estudados para melhorar os atendimentos à população rural na área de saúde e assistência social
Na segunda-feira (2), o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter, o vice Tonho Lessa, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Bruno Leitzke, o secretário adjunto de Gabinete, Renan Hartwig, e a secretária adjunta de Desenvolvimento Social e Habitação, Jaqueline Bergmann, reuniram-se com o conselho do Centro de Saúde São João da Reserva.
O conselho salientou a excelente estrutura física do Centro de Saúde, com um Pronto Atendimento com equipamentos novos, sendo referência na Zona Sul, com destaque na área de atendimento oftalmológico e de telemedicina.
Durante a reunião, a diretoria do hospital, juntamente com seus voluntários, mostrou preocupação com os números de atendimentos, que estão sendo reduzidos gradativamente, correndo o risco de ter um orçamento menor neste ano. E assim, juntamente com a equipe do governo, foram identificadas algumas possibilidades para que o Centro de Saúde possa agregar um maior número de pacientes.
A secretária de Saúde, Arita Bergmann, parabenizou a entidade pela estrutura e irá estudar as alternativas para a contratualização de serviços junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), tornando a unidade também referência em um atendimento laboratorial, já que na cidade há superlotação e falta de vagas para exames. Arita também ressaltou que uma das metas do governo é fazer com que o Centro de Saúde se torne uma referência de atendimento para as pessoas que residem na área rural de São Lourenço do Sul. Um dos objetivos é facilitar a interlocução entre as unidades básicas de saúde e o hospital da Reserva, através do sistema informatizado de agendamento de consultas e exames.
O prefeito Rudinei Harter colocou o governo à disposição, e disse que mesmo com a crise econômica enfrentada no momento, fará o possível para que a saúde receba uma atenção especial e para que essa parceria se torne possível, proporcionando ao Centro de Saúde São João da Reserva um resultado esperado de atendimentos.
O conselho colocou a estrutura das diversas unidades à disposição da administração para contribuir no processo de atendimento à população rural. A secretária adjunta de Desenvolvimento Social e Habitação, Jaqueline Bergmann, ressaltou que há necessidade de implantar o atendimento à população rural nos programas de assistência social, especialmente para os idosos, e essa parceria seria muito valiosa para efetivar o atendimento, especialmente para as famílias de maior vulnerabilidade social.
Para dar andamento aos projetos futuros, na próxima segunda-feira (9), haverá uma reunião com os administradores do Centro de Saúde, Aloysio Gularte e Emanuel Bolico, e com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, e o secretário do Desenvolvimento Social, Bruno Leitzke, para debater os projetos que podem ser realizados.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados