Segunda, 22 de junho de 2026, 05:28h
Home Variedades
Na última semana, as redes sociais viraram palco de uma grande discussão após o relato de um aluno do 4º ano. O estudante relatou que suas aulas já haviam começado e a Prefeitura, desde a virada de ano, não possuía veículo para transportar os estudantes.
Com base nisso, a equipe do JTR foi até a Secretaria de Educação buscar informações. A secretária Margareth Fiori explicou a situação, porém, segundo ela, a posição final ficaria a cargo do gabinete do prefeito. Margareth afirmou que existe um prazo para atualização de cadastro, que já está em andamento, mas que durante o processo nenhum aluno deveria ser barrado no ônibus. Segundo ela, outros quatro alunos que estudam em uma localidade no interior passaram pela mesma situação. “Ao passar de ano, os alunos trocaram de turno, não precisando, por exemplo, de um veículo para ir buscar eles no período da tarde”, conta. Sendo assim, é necessária a atualização do cadastro desses alunos.
Ela aproveitou para explicar os boatos que rondam a nova administração em relação à documentação exigida para utilizar o transporte escolar. “Não serão solicitados todos os documentos, como andam dizendo. É apenas uma atualização, documentos muito antigos terão que ser renovados. precisamos ter certeza do número de alunos que vamos transportar”, afirmou a secretária.
Sem transporte
O chefe do Gabinete, Ricardo Alves, explicou a situação dos veículos escolares. Ele apresentou a cópia de um documento do Centro de Apoio Técnico em Inspeções Veiculares do Rio Grande do Sul (CAT), do dia 4 de janeiro, onde foi solicitada pela Prefeitura uma revisão completa de todos veículos da educação. No laudo, são apontadas irregularidades em todos os veículos, desde parte mecânica, elétrica, até documentação e segurança.
Alves afirmou que até o dia 9 de fevereiro a frota deve estar em dia e pronta para o transporte dos alunos, mantendo os horários atuais. Além disso, existe a intenção de ampliar o transporte intermunicipal, no período da tarde, para a cidade de Pelotas. Sobre o caso específico do aluno citado anteriormente, que, conforme Alves, faz um curso técnico, está sendo estudada a melhor forma de transportá-lo, já que os ônibus só ficam prontos no próximo mês. Porém, ele ressalta que a lei do município só garante transporte para o ensino fundamental. Todos os demais transportes intermunicipais que atendem estudantes de cursinhos, técnicos, ensino médio e faculdades são uma tentativa de melhorar a vida escolar.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados