Sunday, 19 de January de 2025, 00:20h
Home Variedades
A tradição de doces coloniais surgiu na região de Pelotas como empreendimento familiar nas pequenas propriedades de colonos europeus. Um exemplo é da família Crochemore, que desde 1940 dedica-se à área, na Vila Nova, Colônia Santo Antônio, 7º Distrito, e tem presença confirmada na Fenadoce.
Após um ano do reconhecimento dado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) às tradições doceiras, Ane Crochemore afirma que isto trouxe mais credibilidade ao produto, que tem a essência das receitas passadas por gerações. “Isto foi muito importante para Pelotas e região. Nós [Doces Crochemore] representamos o doce colonial na Fenadoce e na cidade”.
Desde a segunda edição da feira, os Doces Crochemore marcam presença no evento. Durante a realização, os visitantes podem degustar à vontade o tradicional café colonial, que custa R$ 48 por pessoa e que possui mais de 50 variedades boa parte produzidas pela empresa de modo artesanal, valorizando o padrão de produção sem conservantes. Entre elas estão: doces em calda, doces em pasta de frutas, geleias de frutas, ambrosia, doce de coco, doce de leite, frutas cristalizadas, rapaduras de leite, tabletes de pessegada, figada e goiabada, além de pães, cucas, bolachas, bolos e tortas de frutas. No cardápio desta edição, foram lançados o bolo de maçã integral e o bolo de milho. Ainda, o público poderá comprar kits com vidros de geleias - ideais para presentes - e o confiture de morango, tradicional doce Crochemore, que está em uma embalagem de vidro de edição especial para a Fenadoce 2019. Nele, há uma mini história da iguaria, uma lembrança da feira.
Neste ano, a promoção de uma cesta com os produtos Crochemore continua, no qual quem consome o café ganha um cupom para o sorteio, que será realizado no último dia da Fenadoce.
Além disso, será ofertado ao preço de R$ 2 as sacolas recicláveis com matéria-prima de sacos de açúcar. De acordo com Ane, a iniciativa surgiu a partir da intenção de reaproveitar os resíduos na indústria e foram confeccionadas com mão de obra local, valorizando estes serviços.
Horário de funcionamento
O horário de funcionamento na feira é de segunda a quinta-feira, das 15h às 21h. Nas sextas-feiras, das 15h às 22h. Nos sábados, domingos e feriado das 11h30 às 22h.
História
A família Crochemore realiza a fabricação de doces e compotas seguindo a tradição dos colonizadores franceses da região, com influências alemãs e italianas, os quais os migrantes tinham o costume de realizar o processo doceiro com frutas.
A fábrica está na terceira geração e segue os passos de quem a iniciou, buscando qualificar e aprender através dos familiares que vivenciaram essa experiência.
A maior parte da produção é realizada com produtos da agricultura local, movimentando a economia da região e promovendo o desenvolvimento de negócios de outras famílias da colônia.
Doces Crochemore nas feiras livres:
Em Pelotas
Aos sábados pela manhã: rua Andrade Neves, entre Bento e Amarante (entorno do Paque Dom Antônio Zattera), Largo Vernetti (rua Professor Araújo) e Laranjal (praça da rua São Borja)
Às terças-feiras pela manhã: rua Anchieta (entre Rafael Pinto Bandeira e Pinto Martins)
Às quartas-feiras pela manhã: rua Princesa Isabel (próximo ao campo do Brasil)
Em Rio Grande
Aos sábados pela manhã: rua Vice Almirante de Abreu
Em Porto Alegre
Aos sábados pela manhã: Largo Zumbi dos Palmares, avenida Loureiro da Silva, 1660 - Centro Histórico
Aos domingos pela manhã: Avenida Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão - Vila Ipiranga (esquina Assis Brasil)
Em temporadas de verão
Litoral Norte
Capão Novo: quintas-feiras pela manhã - avenida das Gaivotas
Curumim: quintas-feiras pela tarde - praça de Curumim
Tramandaí: quintas-feiras pela manhã - avenida Ubatuba de Farias
Rainha do Mar: quintas-feiras pela tarde – avenida Paraguassú (próximo ao mercado Scheffer e caixa d’água da Corsan)
Atlântida Sul: sextas-feiras pela manhã- rua Ilha Bela, esquina com a rua Saquarema (junto à praça Central)
Jardim Atlântico: sextas-feiras pela tarde – avenida Jardim Atlântico
Litoral Sul
Cassino: aos sábados pela manhã todo ano e às quartas-feiras durante a temporada de verão - Feira do Produtor (avenida Atlântica)
Tele-entrega: (53) 98115-2059 e 98401-8216 (WhatsApp)
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados