Tuesday, 11 de February de 2025, 09:44h
Home Espaço do leitorArtigo
Dirceu Fedalto*
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) costuma reservar algumas interessantes conclusões. São os resultados das edições anteriores que podem ajudar nossos alunos que irão fazer as provas nos dias 5 e 6 de novembro a ter um desempenho melhor. Disciplinas como Química, Física e Matemática concentram os menores acertos no ENEM. O levantamento realizado pela plataforma AppProva, com base nos microdados do exame de 2014, mostram situações que precisam ser revertidas na área de Exatas. A taxa de acertos em Química ficou em 27%. Já Matemática e Química registraram 25% de questões corretas. Por quê?
Muitos alunos ainda têm muita dificuldade em Matemática, Física e Química. Essas disciplinas, via de regra, são consideradas as mais difíceis. Dentro da escola, os dados apenas confirmam isso, com uma quantidade maior de alunos que ficam em recuperação nessas matérias. Reverter esse quadro exige um esforço grande por parte de toda a comunidade escolar.
As disciplinas mencionadas necessitam de algumas habilidades e conhecimentos que vão além da interpretação e compreensão do texto. Para resolver uma questão contextualizada de Matemática não basta saber aplicar esta ou aquela fórmula. É preciso compreender o que deve ser calculado e interpretar o resultado obtido.
Essa habilidade o aluno adquire e aprimora ao longo de toda a Educação Básica. Será que essas disciplinas, por envolverem cálculos tidos como complicados, não as colocaria naturalmente no patamar dos menores acertos? Considero que essa visão é produto de um fator cultural, embora não seja irrelevante.
A família e os amigos podem criar falsas expectativas relativas às dificuldades que essas disciplinas têm. É comum você ouvir de colegas sobre as dificuldades que encontraram num determinado ano ou série e, com base nisso, cria-se a cultura desse ou daquele ano, desse ou daquele conteúdo específico (por mais que às vezes eles realmente existam).
A forma como os estudantes são cobrados é que faz toda a diferença: a prova deve refletir e abordar o que e como o assunto foi ensinado. E aí teremos a principal dificuldade: se um professor tem dificuldade de fazer isso para sua turma, imaginem uma prova que vai ser aplicada para todos os alunos que concluíram o Ensino Médio. O que se pode fazer é tentar preparar os alunos para os mais variados tipos de prova. Não é uma tarefa fácil. Nas redes particulares de ensino, isso é realizado de uma forma mais intensa do que na rede pública. De um certo modo, essa postura se reflete nos resultados apresentados pelo Enem.
Ostentar conhecimento de uma disciplina difícil, que os alunos têm dificuldade, que reprovam, ainda é visto por muitos professores como algo positivo. Essas mudanças começam na formação dos professores e passam por modificações dentro da estrutura da escola. Os primeiros passos começam na Educação Infantil e depois seguem para o Ensino Fundamental I, em que nem sempre o professor “domina” a Matemática como seria necessário ou, pelo menos, razoável. Depois vem o Ensino Fundamento II, no qual o aluno verá as bases do que será ensinado no Ensino Médio - é nesse período que surgem os maiores problemas relativos à Matemática. Em função disso devemos concentrar mais esforços. Se a base do aluno foi bem construída, então muitas dificuldades serão minimizadas. Chega a ser piegas de tanto que é falado e repetido. Mas é a pura verdade.
*Dirceu Fedalto, assessor de Matemática e professor do Colégio Positivo.
Central Press, tem 21 anos, é Assistente de Comunição e mora em Curitiba.
04-03-2019
O que fica após a violência doméstica
09-01-2017
O Uber não afetará apenas o taxista
04-01-2017
Distanciamento da natureza: os responsáveis somos nós mesmos
26-12-2016
Será o fim da escrita cursiva?
20-12-2016
Compreender o consumidor: um grande negócio
08-11-2016
Ensino Médio: mudar é preciso, apesar das críticas
03-11-2016
Cenário atual do Agronegócio
03-11-2016
Enem e matérias Exatas: não precisa ser tão difícil
Artigos selecionados enviados por nossos leitores. Confira.
Sugira sua pauta! Qualquer assunto, qualquer região!
Será um prazer escrever sobre o que você gostaria de ler!
Apareça no Jornal Tradição! Envie sua foto/imagem preferida para nosso mural.
17-06-2019 - 16h59min
Complexo de Saúde Unimed, em Pelotas, entra em funcionamento pleno a partir de 15 de julho
17-06-2019 - 16h18min
Fraldário da Fenadoce proporciona acessibilidade e conforto desde 1996
17-06-2019 - 16h00min
SIMPIM promoveu mobilização Geral em Pinheiro Machado
17-06-2019 - 11h28min
Canguçu: Brigada prende homem por porte ilegal de arma e posse de entorpecente
17-06-2019 - 11h25min
Canguçuense pede ajuda após perder sua casa em incêndio no Rincão dos Maias
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados